EVENTOS

RESULTADOS DA II EDIÇÃO CONCURSO DE FOTOGRAFIA | EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS NO ECM

A II Edição do Concurso de Fotografia da Junta de Freguesia da Misericórdia tem agora a sua última fase. A entrega de Prémios e Menções Honrosas e a Exposição dos Trabalhos no Espaço Cultural Mercês.

 

Este Concurso que teve início em 15 de Julho com as inscrições e depois a entrega de trabalhos até 18 de Outubro, teve agora o seu epílogo com o apuramento de resultados.

 

Apesar de haver algum atraso no seu anúncio, devido ao grande volume de trabalhos apresentados e imprevistos de última hora, estamos agora em condições de anunciar os premiados, que são (nome da fotografia premiada, local onde foi tirada e o autor):

1º Prémio – “Quatro pares de sapatos” – Praça Luís de Camões – Paula Vibert;

2º Prémio – “A minha caravela…” – Praça Luís de Camões – António Marciano;

3º Prémio – “Vida que passa” – Largo de S. Paulo – Carlos Ferreira.

Menções Honrosas:

- “Hora de Descontrair” – Jardim da Praça D. Luís – Nuno Salvador;

- “Adamastor” – Jardim do Alto de Sta. Catarina – Lithalles Soares;

- “Corrimãos” – Praça das Flores – Nuno Lopes.

A partir de 8 de Novembro, às 18h30, será inaugurada a exposição dos trabalhos apresentados e que foram selecionados pelo Júri.

A Exposição estará patente até 16 de Novembro entre as 14h00 e as 20h.00 no Espaço Cultural Mercês.

 

O Concurso de Fotografia tem como objetivo a promoção do gosto pela arte da fotografia como expressão artística, a busca de imagens da Freguesia da Misericórdia, assim como a promoção e divulgação do seu património social, natural e cultural.


 

SEMANA DO LIVREMENTE | 28 DE OUTUBRO A 10 DE NOVEMBRO 2019

A II Edição da Semana do Livremente deste ano vai decorrer entre os dias 28 de outubro e 10 de novembro de 2019

 

Irá contar com um conjunto de iniciativas que são:

* Estantes com livros para troca gratuita em toda a Freguesia

* Encontros com Autores

* Apresentação de Livro Infantil

* Mercado de Livros Usados nos dias 30 de outubro e 7 de novembro no Jardim do Príncipe Real

* Recital de Poesia

* Peddy-Paper “Ao encontro do Livro”

Impressão Folheto 1 c/ Programação Aqui

Livremente

Vamos abrir o Livro e dar-lhe liberdade para que possa circular “livremente” de mão em mão, com Bibliotecas fixas e itinerantes e no diálogo com os seus Autores.

Ao longo deste período o livro vai passear pela Freguesia e ser trocado fraternalmente entre os amantes da leitura e estimulando novos leitores, mostrar a sua plenitude através de Encontros com autores, que nalguns casos farão recitais de poesia.

Que tal assistir à apresentação de um livro pela palavra de quem o idealizou e escreveu e quem sabe ouvir poesia desse livro, a partir do poeta que o escreveu.

No “Mercado do Livro Usado” Alfarrabistas e Livreiros dão-nos a possibilidade de adquirir livros por preços acessíveis e em jeito de “Peddy Paper” a palavra e o livro vão vaguear pelas ruas da Freguesia colocando-nos, através de charadas, “Ao encontro do Livro…”.

Participe nesta aventura em que “o Livro” e a “Liberdade” são protagonistas e nos enriquecem e fazem sonhar, pelo caminho das letras.

“Bibliotecas fixas e itinerantes”

Tem certamente livros usados. Porque não pegar naquele que já leu há anos e partilhá-lo com outro leitor e recolher outro que tenha interesse para si.

Em vários locais da Freguesia poderá fazê-lo naturalmente, ao longo desta “Semana do Livremente”.

 

“Encontros com Autores” 

Em torno do Livro e do que ele nos transmite pode ter outras possibilidades de se familiarizar com ele e apaixonar-se por cada palavra que aqueles que os escreveram nos vão mostrar nos vários “Encontros com autores”.

“Mercado do Livro Usado”

Vai realizar-se também o “Mercado do Livro Usado”, onde um conjunto de Alfarrabistas e Livreiros da Freguesia vão estar nas quintas-feiras (31/10 e 7/11), estarão entre as 10h e as 18h no Jardim do Príncipe Real esperando a sua visita.

“Peddy Paper”

Domingo vai poder participar a partir das 10h30 da manhã, com início no Príncipe Real, no “Peddy Paper” que vai mostrar que a palavra que se libertou, saiu do livro e vai vaguear pelas ruas da Freguesia. Através de pequenas charadas vai poder ir de forma divertida “Ao encontro do Livro…”.

 

UMA FREGUESIA COM OBJETIVOS GLOBAIS +

Dia 30 de outubro, pelas 11h00, a Junta de Freguesia da Misericórdia irá fazer uma apresentação pública e aos seus parceiros do Projeto “Uma Freguesia Com Objetivos Globais +”, a ter lugar no Espaço Santa Catarina, sito na Sede desta autarquia.

Este projeto é o fruto da parceria da Junta de Freguesia da Misericórdia com o
Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) e em que um aluno desenvolveu a sua tese de Mestrado com foco no desenvolvimento e em conjunto, desenhou a previsão do seu plano de ação de forma a que a Freguesia da Misericórdia consiga atingir as metas propostas pelas Nações Unidas (ONU) da Agenda 2030.

Alicerçado nos pilares principais que a vida da Freguesia atravessa, elaborou-se um trabalho de análise da mesma, criado sobre as ações, projetos e dinâmicas já desenvolvidas, e foi traçado um caminho com o objetivo primeiro de se chegar às metas propostas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que são o caminho para uma sociedade moderna e equilibrada, capaz de gerar emprego e riqueza, respeitando, em simultâneo, a natureza e os direitos humanos.

O nosso planeta enfrenta enormes desafios económicos, sociais e ambientais e os ODS sucedem aos Objetivos do Milénio (ODM), alargando os desafios que devem ser abordados para erradicar a pobreza e abarcar um vasto leque de tópicos interrelacionados, nas dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

CORO ROCK

Se gosta de cantar em Coro, a Junta de Freguesia da Misericórdia está a formar um Coro Rock para adultos, com inscrições até o mês de novembro de 2019.

 

Com um repertório Pop e Rock que contará com músicas dos grupos Queen, ABBA, David Bowie, Bon Jovi e Mariah Carey entre outros, terá a orientação do Maestro João Sebastião.

 

Inscrições:

 

- Descarregue, sff, o Formulário, preencher e entregar na Sede e ou Delegações da Junta de Freguesia da Misericórdia ou enviar por correio eletrónico para: 

cultura@jf-misericordia.pt

 

- Presencialmente na Sede e Delegações da Junta de Freguesia da Misericórdia

Ensaios:

Os ensaios decorrem no Pólo de São Marçal da Junta de Freguesia às segundas-feiras, entre as 21.30 e as 23.00 .

 

 

 

 


 

MURAL DO FADO E NOITE DE FADOS | 25 DE OUTUBRO 2019

No próximo dia 25 de outubro, pelas 18 horas, a Junta de Freguesia da Misericórdia irá inaugurar o Mural do Fado que terá lugar no Largo de Santo Antoninho, no Bairro da Bica.

A homenagem continuará pelas 21 horas com uma Noite de Fado, que contará com as atuações dos fadistas: Lena Silva, Cátia Tinoco, Jéssica Crispim, Artur Maia, Luis Morgado e Augusto Correia, que serão acompanhados à guitarra portuguesa por Tiago Santos e à viola por João Machado.

Contamos com a sua presença nesta emblemática noite da freguesia da Misericórdia!

II EDIÇÃO CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Em outubro irá ter lugar a II Edição do Concurso de Fotografia da Junta de Freguesia da Misericórdia com o Tema: “Jardins e Praças da Misericórdia – Arquitetura e Gentes”.

Pretende-se dar a conhecer e valorizar os Jardins e Praças da Freguesia da Misericórdia e dentro deles, a sua arquitetura e acima de tudo, as suas“gentes” que os frequentam e lhes dão vida.

As inscrições decorrem de 15 de julho a 30 de agosto de 2019.

As entregas dos trabalhos de 14 a 18 de outubro de 2019.

Cada concorrente poderá entregar até 3 fotografias, em suporte digital através do mail: cultura@jf-misericordia.pt acompanhados da respetiva Ficha de Entrega de Trabalhos.

Consulte as Normas do Concurso Aqui 

Consulte o Regulamento para a participação Aqui

Consulte a Ficha de Inscrição Aqui 

Consulte a Ficha de Entrega de Trabalhos Aqui

 

O Concurso de Fotografia tem como objetivo a promoção do gosto pela arte da fotografia como expressão artística, a busca de imagens da Freguesia da Misericórdia, assim como a promoção e divulgação do seu património social, natural e cultural.


 

DIA MUNDIAL PARA A IGUALDADE

IGUALDADE, INCLUSÃO, PARTICIPAÇÃO
Junt@s seremos + Igualdade e Desenvolvimento

De norte a sul do país, em nome da Igualdade, decorrem cerca de 194 Iniciativas, com 300 Entidades em 72 Concelhos para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, que anualmente é celebrado no dia 24 de outubro.

Participe!

Consulte, sff, a programação pela Agenda  Aqui

 

 

 

 


 

REUNIÃO PÚBLICA DESCENTRALIZADA 2 DE OUTUBRO

Realiza-se no dia 2 de outubro de 2019 às 18h30, na Escola Básica e Secundária Passos Manuel, Travessa do Convento de Jesus , uma reunião pública descentralizada que tem como ponto único a audição dos munícipes.

A reunião destina-se, preferencialmente, aos munícipes das juntas de Freguesia da Misericórdia, Santo António e de Santa Maria Maior, que se poderão inscrever presencialmente, para os devidos efeitos, nos seguintes locais:

- Misericórdia (Largo Dr. António de Sousa Macedo, n.º 7D) – dia 26/09 das 10h às 12h

- Santo António (Rua Alexandre Herculano, n.º 46, r/c esqº) – dia 26/09 das 10h às 12h

- Santa Maria Maior (Rua da Madalena, n.º 151, r/c) – dia 26/09 das 15h às 17h

 

As inscrições poderão igualmente ser efetuadas pelo telefone 21 322 72 89 ou pelo endereço de correio eletrónico sg.daosm.dacm@cm-lisboa.pt, até às 18h00 do dia 26 de setembro. Optando por estes meios de inscrição, deverá o munícipe identificar o assunto e apresentar contacto telefónico.

 

As intervenções do público, num máximo de 20, serão ordenadas de forma a priorizar as que incidam sobre os assuntos de interesse da zona, coletivos ou públicos.

 

A reunião terá transmissão em direto online a partir deste sítio da internet da CML.

Consulte o Edital da CML Aqui

 

 

 

 


 

IV EDIÇÃO On STAGE

Esta é a IV edição do On STAGE em Lisboa, um festival internacional que reúne coros de todo o mundo com diversos eventos programados na Freguesia da Misericórdia!

Concertos, Singing Tour e Workshop, não perca esta Edição e marque já na sua agenda!

Consulte, sff, a programação, através da página Oficial do Facebook On Stage  Aqui

Consulte, sff, a programação, em folheto  Aqui

 

Consulte, sff, os eventos na Freguesia da Misericórdia para os dias:

13 de setembro na Igreja Paroquial das Mercês Aqui

14 de setembro no Convento dos Cardaes Aqui

 

14 de setembro na Igreja de S. Paulo Aqui

15 de setembro na Igreja de Stª Catarina | 2 Concertos de Encerramento Aqui

 

Esta quarta Edição é organizada pela INTERKULTUR, a principal organizadora mundial de competições e festivais de Coros, em cooperação com o Vox Laci e a Junta de Freguesia da Misericórdia.

 

 

 

 


 

V EDIÇÃO CONCURSO DE PINTURA AO AR LIVRE

No próximo dia 6 de julho, terá lugar, na Praça de S. Paulo, a V Edição de Pintura ao Ar Livre.

Consulte as normas para a participação Aqui

Consulte a Ficha de Inscrição Aqui 

 


 

COMEMORAÇÕES DOS 45 ANOS DO 25 DE ABRIL NA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA

No âmbito das comemorações dos 45 anos do 25 de abril na Freguesia da Misericórdia, várias iniciativas terão lugar no território da Freguesia.

Com inicio a 9 de abril até ao dia 11 de maio de 2019.

Consulte aqui o programa completo.

Programa para Impressão aqui.

 


 

SEMANA DO LIVREMENTE

Vários Locais

De 21 a 30 de março.

Consulte aqui o programa completo.

 


 

Please reload