
30 de abril, 11h | Livraria Palavra do Viajante
«A escrita de viagens - o diário de viagens como ferramenta essencial»
com Ana Rita Tereso (O Mistério Indiano, Edições Verbi Gratia) e Maria Roque Martins (Um Mundo às Escuras, Editorial Divergência) - Viajar é inerente ao ser humano.
Assim como a necessidade de escrita e reflexão da viagem, seja ela física ou psicológica. Ana Rita Tereso (O Mistério Indiano, Edições Verbi Gratia) e Maria Roque Martins (Um Mundo às Escuras, Editorial Divergência) sentam-se para falar do que é a viagem e a escrita de viagens, numa conversa intimista marcada pelas suas experiências passadas e desejos futuros.
Morada: Rua de São Bento 34, Lisboa
30 de abril, 16h30 | Restaurante Pão de Canela
«Descomplicar o YA - o que é o género Young Adult, e porque estamos rodeados por ele?»
com Leonor Ferrão (Amor à Primeira Assinatura, Projecto Foco)
Nos últimos anos, o Young Adult tem-se espalhado pela literatura, séries e filmes. Desde os clássicos livros de vampiros a Bridgerton, o Young Adult veio para ficar, e não interessa apenas a jovens. Leonor Ferrão é autora de «Amor à Primeira Assinatura» (Projecto Foco), um sucesso de vendas de YA em Portugal, e vai desmistificar o género literário que tomou de assalto as vidas dos leitores.
Morada: Praça das Flores 25 29, 1200-192 Lisboa
7 de Maio, 18h | Biblioteca do Palácio Cabral
«Descomplicar o Terror - o Terror infantojuvenil»
com Sandra Henriques (fundadora d'A Fábrica do Terror) e Marta Nazaré - Stephen King, Anne Rice, H. P. Lovecraft, Edgar Allan Poe…
Alguns dos melhores de escritores de Terror lá fora. Mas, e cá dentro, escreve-se Terror? E o Terror é coisa de adultos... ou de crianças também? Sandra Henriques (fundadora d'A Fábrica do Terror) e Marta Nazaré (tradutora) mostrarão o quão rico o género literário é em Portugal. E que existe Terror para todas as idades;
Morada: Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7b,1200-153 Lisboa
8 de Maio, 11h | Biblioteca do Palácio Cabral
«Descomplicar o Terror - mulheres no Terror português»
com Sandra Henriques (fundadora d'A Fábrica do Terror) e as autoras Liliana Duarte Pereira, Maria Varanda e Patrícia Sá
Em Portugal, o Terror é dominado pelas mulheres. Sandra Henriques (fundadora d'A Fábrica do Terror) e as autoras Liliana Duarte Pereira, Maria Varanda e Patrícia Sá, escrevem sobre sangue, tripas e cinzas, num género dominado pelo sexo oposto. O que terão estas autoras a confessar sobre o Terror?
Morada: Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7b, Lisboa
8 de Maio, 16h | Espaço Santa Catarina
«Descomplicar o Manga - o que andam os jovens leitores a ler?»
com um representante da Midori Editora, um autor da Midori e Ricardo Lopes (autor de Júpiter, Escorpião Azul)
O Manga tomou de assalto a cultura ocidental: desde séries da Netflix ao crescimento das vendas de Manga em território nacional, é um género literário em explosão. Ricardo Lopes (autor de Júpiter, da Escorpião Azul) em conversa com 1 representante da Midori Editoria e 1 autor da Midori, abordarão o Manga no mundo e em Portugal, a qualidade literária do género e a importância que tem na vida dos jovens.
Morada: Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7D,Lisboa
13 de Maio, 18h | Broteria
«No One Knows» Monografia sobre o trabalho da artista plástica Luísa Jacinto
Com textos de Luísa Especial, Marta Mestre, Miguel Mesquita, João Pinharanda e uma conversa entre Lauren Moya Ford e Luísa Jacinto
As obras que integram a publicação No One Knows foram produzidas entre 2018 e 2021. Houve um conjunto de caminhos experimentais explorados nesse momento, nomeadamente a utilização de diferentes escalas e superfícies – caso das chapas metálicas e dos tecidos leves de grandes dimensões – e uma relação mais estreita com o espaço circundante, entre outros. Comum às várias obras que integram esta publicação é a vontade de aceder a um corpo da pintura, como um salto imersivo.
Morada: Rua de São Pedro de Alcântara 3, 1250-237 Lisboa
14 de Maio, 11h | Canelinha
«Quando For Grande Quero Ser Criança»
Autora: Adélia Carvalho / Ilustração: Sérgio Condeço / Editor: Nuvem de Letras
Era uma vez um menino que não queria ser grande. E, por isso, lançou o aviso: quando crescer, vai continuar a ser criança. Afinal, quem não quer continuar a saltar nas poças, fazer birras, não comer a sopa, esfolar os joelhos, fazer perguntas, jogar à bola, rir à gargalhada, fugir do bicho-papão e dormir na cama dos pais?
Morada: Praça das Flores 38, Lisboa
15 de Maio, 16h | Espaço de Santa Catarina
«O colonialismo na banda desenhada»
com Miguel Santos (Ermal, Escorpião Azul) e Filipe Abranches (Selva!!!, Umbra Edições)
O colonialismo é um importante marco da história portuguesa, e é um período frequentemente retratado em séries, filmes e literatura. Miguel Santos (Ermal, Escorpião Azul) e Filipe Abranches (Selva!!!, Umbra Edições) falarão das expressões que o colonialismo tem na banda desenhada e da experiência de abordar este tema em papel.
Morada: Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7D, Lisboa
24 de Maio, 18h | Salão Nobre do Palácio Cabral
Fundação José Saramago
com Sérgio Machado Letria (Director da Fundação José Saramago)
Viagem à vida e obra do Nobel da Literatura José Saramago que também recebeu o mais importante prémio literário da língua portuguesa o Prémio Camões (1995). Façamos uma viagem à vida e obra do escritor considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
Morada: Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7, Lisboa
Leituras encenadas
10 de Maio, 15h30 | Liceu P. Manuel
Estórias com Asas «Poesia em Pessoa(s)»
Abrimos a Mensagem para tentar encontrar um sentido para o glorioso passado de Portugal e a nação decadente do tempo de Pessoa. Abrimos a Mensagem e construímos uma ponte para os nossos dias. Através de Pessoa pretendemos descobrir pessoas camufladas dentro de pessoas, pessoas e mais pessoas. Uma viagem ao passado-presente, uma viagem à poesia, um encontro entre pessoas. Ou será só um encontro consigo mesmo? A partir de Mensagem e outros textos de Fernando Pessoa.
PÚBLICO-ALVO: a partir dos 14 anos; público escolar (3º Ciclo - 9º ano; Ensino Secundário) e público geral.
Morada: Tv. Convento de Jesus, Lisboa
17 de Maio, 10h30 | Escola das Gaivotas
Plasticena “Ler e Ler Ólarilolela”
Espectáculo criado a partir de livros como: 2Ler Doce Ler”, de José Letria, “ A Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, “O Livro sem Bonecos”, de B.J. Novak, “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, “Poesia para todo o Ano”, selecção de Luísa Ducla Soares, Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, “As Viagens de Gulliver”, de Jomathan Swift, “Constantino Guardador de Vacas e Sonhos”, de Alves Redol, entre outros.
PÚBLICO-ALVO: pré- -escolar e primeiro ciclo.
Morada: Rua das Chagas, 20, Lisboa
Peça de Teatro
21 de Maio, 11h30 | Claustros da Academia das Ciências
“Maria e Sophia”
Encenação de Cristina Cavalinhos – Alunos de Teatro da epi (Escola Profissional de Imagem).
Peça inspirada na obra “Maria e Sophia” de Rosabela Afonso. Este é um livro/peça de teatro que procura levar memória de um tempo doloroso - o do fascismo - que uns não conheceram e outros sofreram na pele, de forma muito intensa e sofrida, por essa razão lhes é dedicado.
Morada: R. Academia das Ciências 19
Feiras
3 a 31 de Maio: Mbooks – Praça D. Luís I
30 de Abril a 15 de Maio: Feira dos Editores – Jardim Roque Gameiro
19 de Maio: Mercado do Livro Usado - Príncipe Real