MIRADOUROS E ZONAS DE LAZER

Miradouro de Santa Catarina

A partir deste miradouro podemos observar o Tejo, os telhados da freguesia de São Paulo e para ocidente os bairros da Lapa e da Madragoa, noutra época local de pescadores e varinas. Trata-se de um espaço com vegetação escassa, dominado pela enorme estátua do Adamastor, figura monstruosa imaginada por Camões e descrita em “Os Lusíadas”, símbolo do Cabo das Tormentas, que vociferava ameaças aos navegadores que por ali passassem.

Localização: Rua de Santa Catarina, Lisboa

Miradouro de São Pedro de Alcântara

No Miradouro S. Pedro de Alcântara, denominado oficialmente Jardim António Nobre, um dos espaços de passeio mais característicos da Lisboa romântica, mesmo ao lado do conhecido Bairro Alto, situam-se 2 quiosques com características diferentes, um no jardim de cima, outro no Jardim de baixo.

Em comum, uma vista única da cidade: o Castelo de São Jorge, a velha Sé, a Igreja da Graça, o vale da Avenida da Liberdade, a Baixa Pombalina, o estuário do Tejo e a sua margem sul.

 

No patamar de cima, miradouro por excelência, o jardim converge para uma grande fonte central e está coberto de lódãos. Neste espaço encontra-se um monumento datado de 1904, ao jornalista Eduardo Coelho, o fundador do Diário de Notícias, que inclui, para além do busto principal, um jovem ardina e um painel de azulejos de Fred Kradolfer (1952) que legenda a paisagem que se pode avistar.

 

No quiosque situado neste patamar a oferta é variada: desde o pequeno-almoço/ brunch e almoço, ao copo/ cocktail ao final da tarde. É também um local perfeito para começar uma noite num registo de bar, com musica ambiente adequada ao local e aos diferentes momentos do dia.

 

No patamar de baixo, mais ensolarado e com uma série de canteiros geométricos, estão presentes 21 bustos de deuses e heróis da mitologia greco-romana e figuras da história de Portugal, entre os quais Vasco da Gama, Luís de Camões e Afonso de Albuquerque.

 

O espaço também tem sido utilizado para receber pequenos eventos, atuações acústicas e cinema ao ar livre.

 

Ao fim de semana é habitual atuações musicais e culturais de final de tarde/ início de noite, adequadas ao público que frequenta este jardim.

 

Do miradouro de São Pedro de Alcântara, localizado no jardim do mesmo nome, somos

privilegiados com uma das mais completas e belas panorâmicas da cidade de Lisboa, comparável à que oferece o miradouro fronteiro do Castelo de São Jorge. A partir deste ponto a vista alcança em toda a sua extensão a colina do Castelo e as suas muralhas, o Martim Moniz, a Baixa, a Mouraria, Alfama espreitando por detrás da Sé, o rio Tejo e as novas áreas da cidade com avenidas largas e prédios de construção mais recente para Norte. Um telescópio permite um olhar mais próximo de determinado edifício ou pormenor, assim como um painel de azulejos, executado em 1952 por Fred Kradolfer, facilita a nossa orientação à semelhança de um mapa.

 

Localização: Rua de São Pedro de Alcântara; Elevador da Glória, Lisboa 

Parque Infantil do Jardim Sá da Bandeira

Localização: Praça de Dom Luís I, Lisboa

Parque Infantil da Praça das Flores

Localização: Praça das Flores, Lisboa

Parque Infantil França Borges ou do Jardim do Príncipe Real

Localização: Praça do Príncipe Real, Lisboa

Please reload