Comemorações do 25 de Abril na Freguesia da Misericórdia

As comemorações do 47.º Aniversário do 25 de Abril, na freguesia da Misericórdia, iniciaram no Liceu Passos Manuel, com uma conversa com o jornalista Joaquim Furtado e com a inauguração de um mural alusivo ao 25 de abril, iniciativa promovida pela Associação de Pais da Escola Básica e Secundária Passos Manuel.

"Aqui posto de comando do movimento das Forças Armadas…", foram estas as palavras que abriram o primeiro comunicado dos militares que fizeram o 25 de Abril, lido pouco depois das 4 da manhã no Rádio Clube Português, pelo jornalista Joaquim Furtado e também as palavras que deram início à sessão.

Durante a sessão, que contou ainda com a presença da Presidente da Junta, Carla Madeira, do Diretor do Agrupamento de Escolas Passos Manuel, Prof. João Paulo, alunos e professores puderam ouvir na primeira pessoa como foi aquela noite que mudou completamente o nosso país e esclarecer todas as dúvidas e curiosidades através de questões.

Uma conversa interessante onde houve ainda espaço para a partilha de várias histórias vividas por Joaquim Furtado, enquanto ex-aluno do Liceu Passos Manuel. De ex-aluno para atuais alunos, o jornalista deixou como inspiração uma frase do próprio patrono da escola, Passos Manuel, e que ele próprio nunca mais esqueceu: “Deem educação ao povo e ele saberá ser livre”.

No sábado, 24 de abril, os festejos do 25 de abril continuaram com a abertura da Exposição Comemorativa “25 de Abril na Misericórdia” e dois concertos online, transmitidos em direto no facebook. Duas atuações de grupos da nossa freguesia - Coro Rock FM e Banda de Cá do CNE - Agrupamento 48 de Santa Catarina - que animaram a tarde com um repertório de músicas variado.

As Comemorações dos 47 anos do 25 de Abril na Misericórdia irão decorrer até ao dia 15 de maio, com a Exposição Comemorativa “25 de Abril na Misericórdia”, no Espaço de Santa Catarina, e várias sessões culturais com transmissão online.

Esteja atento às nossas redes sociais.

Reveja os dois concertos