Aprender a Plantar Varandas

Atualizado: Abr 27

A Junta de Freguesia da Misericórdia, através do seu projeto Viver@Misericórdia, promoveu um workshop sobre Plantar Varandas, em parceria com o Jardins Abertos.


A iniciativa Plantar Varandas surge com o objetivo de resgatar hábitos culturais tradicionais de plantio e manutenção de plantas, sensibilizando para o respeito e participação proativa no melhoramento das fachadas da cidade.


Neste primeiro workshop, que decorreu online, contámos com a presença do formador Tomás Tojo e de 11 participantes que se inscreveram previamente. Na formação, que durou cerca de 1h30, foi feito inicialmente um enquadramento sobre a importância das plantas nas nossas vidas e em especial sobre os benefícios destas na nossa cidade e freguesia. Foram ainda abordados conteúdos sobre a forma de cuidar e os grandes erros que cometemos. Depois desta abordagem um pouco mais teórica, foi altura de "meter a mão na massa" e criar uma plantação para colocar na varanda.

De referir que a todos os participantes, foi entregue previamente um kit com 1 planta, terra, bolas de argila expandida, um manual de cultivo e 1 vaso para que pudessem ter todo o material necessário para a sessão.


Com este primeiro workshop, pretendemos incentivar os nossos fregueses a florir as suas varandas e janelas, aprendendo a plantar, a cuidar e a preservar as várias espécies que podem tornar as nossas ruas mais atrativas e convidativas.


Agradecemos ao nosso parceiro Jardins Abertos, em especial ao Tomás Tojo, à Carolina Matias e ao Ivo Meco.


Plantar Varandas é uma iniciativa do projeto Viver@Misericordia, da Junta de Freguesia da Misericórdia, e financiado pelo Turismo de Portugal.


2.ª Edição: 20 de março - ESGOTADA


3.ª Edição: 3 de abril

Inscrições em https://forms.gle/27BqzFkg6uvkk6dG9



227 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo