Concurso de Desenho no Passos Manuel

Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária Passos Manuel promoveu um Concurso de Desenho/História destinado a alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos, do ano letivo 2020/21, com o objetivo de estimular a criatividade.

O concurso destinava-se aos alunos dos 5º,6º e 7º ano, do ano lectivo 2020/21 e consistia no desenvolvimento de um desenho alusivo à Escola Básica e Secundária Passos Manuel.

Participaram 55 alunos com os seus desenhos bastante criativos e estes foram avaliados pelo júri tendo em conta a adequação ao tema, a qualidade gráfica do desenho, a sua originalidade e criatividade.

O tema base era a escola e a sua história e pretendia-se que os alunos, inspirados num vídeo sobre a apresentação histórica dos 110 anos do Liceu Passos Manuel, desenhassem um local preferido ou que ache bonito na Escola.

A escolha dos três vencedores não foi fácil, tendo sido, por essa razão atribuída também uma menção honrosa ao 4.º classificado. O Júri que procedeu à avaliação dos desenhos era composto por 5 elementos: José Ravasco Pato - Presidente da Associação de Pais, Rita Pacheco – Vice-Presidente da Associação de Pais, Carla Madeira – Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Berta Vale – Professora de Educação Visual, Inês Duarte – Finalista da Escola Superior de Belas Artes.

Partilhamos alguns dos comentários dos membros do júri referente a cada um dos desenhos.

1º Prémio: Transmite uma mensagem de inclusão, para de estar bem desenhado, a questão da escola inclusiva é muito interessante, a criança de cadeira de rodas, os diferentes trajes desenhados. Muito importante o retrato da escola de todos e para todos. Não só o edifício, mas escola inclusiva e multicultural.

2.º Prémio: O alçado da escola muito bem desenhado e pintado, uma boa técnica de desenho. Um retrato do liceu e da sua fachada com muita perfeição.

3.º Prémio: Além de estar muito bem desenhado e parecer uma ilustração de um livro, reflete a relação com a escola e um espaço que diz muito a todos os alunos, a árvore icónica onde todos brincam e que é um símbolo da escola.

Menção honrosa: A escolha do Busto de Passos Manuel, que assinalou os 150 anos do Liceu, está muito bem desenhado, com muito boa técnica. Um bom desenho deste símbolo importante na escola.

Os prémios a atribuir aos vencedores neste concurso consistiram em Malas de iniciação à pintura e desenho. Todos os vencedores e participantes receberam ainda prémios de participação com o apoio da Junta de Freguesia da Misericórdia.

Os vencedores foram:

1.° lugar - Maria Karagodina - 6B