Que lindo está o lago da Praça das Flores


As obras de reabilitação do Lago da Praça das Flores já se encontram concluídas.


O Lago da Praça das Flores esteve vedado durante algumas semanas para a realização de obras de reabilitação, com o objetivo de reparar a tubagem do sistema hidráulico e efetuar a lavagem e tratamento dos elementos pétreos. Esta intervenção, realizada por uma empresa especializada em conservação e restauro, restituiu a beleza deste lago tão importante para o Jardim da Praça das Flores.


O Jardim Fialho de Almeida, mais conhecido como “Jardim da Praça das Flores”, possui algumas espécies arbóreas (plátanos, tílias, magnólias, uma paineira, entre outras) e um Lago ao centro. Pensa-se que terá sido doado pelo escritor Fialho de Almeida, à cidade de Lisboa, adquirindo assim o seu nome. Foi em 1856 que houve a primeira intervenção de melhoramento do espaço, após terraplanagem, procedeu-se à iluminação, mas só em 1859, se iniciou a construção do lago, por acordo entre a Câmara Municipal e a Companhia das Águas.


Esta intervenção está inserida no projeto de recuperação do património ligado à água existente na nossa freguesia, que inclui todas as bicas, lagos e chafarizes.


Que lindo que está o nosso lago!




15 visualizações