ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“O AGOSTO DO DESASSOSSEGO”

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia, Carla Almeida, Luísa Rodrigues, Alberto Bento e Eunice Gonçalves, estiveram ontem presentes, dia 5 de novembro, no Salão Nobre da sede desta autarquia, para o lançamento do livro pela Editora Planeta “O AGOSTO DO DESASSOSSEGO”, de Pedro Boucherie Mendes.

O autor, Pedro Boucherie Mendes, é diretor dos canais temáticos da SIC. Licenciado em Comunicação Social, tem uma pós-graduação em Ciência Política. Entre outras coisas, foi crítico de música, fez rádio e na imprensa trabalhou no semanário O Independente, na Maxmen e fundou a FHM. Escreveu nas revistas Grande Reportagem e «NS’» (Diário de Notícias). Tem várias obras escritas desde o ano de 2011.

POR UMA FREGUESIA COM OBJETIVOS GLOBAIS +

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, presidiu hoje, dia 30 de outubro, no Espaço Santa Catarina, à apresentação pública do Projeto “Uma Freguesia Com Objetivos Globais +”, assim como estiveram presentes os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia, da Câmara Municipal de Lisboa, como representantes das associações de moradores e coletividades desta autarquia.

O projeto apresentado é o fruto do trabalho em parceria entre a Junta de Freguesia da Misericórdia e o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) e em que o aluno Gabriel Londe Medeiros, desenvolveu a sua tese de Mestrado com foco no desenvolvimento e em conjunto com esta autarquia, desenhou a previsão do seu plano de ação de forma a que a Freguesia da Misericórdia consiga atingir as metas propostas pelas Nações Unidas (ONU) da Agenda 2030.

"Alicerçado nos pilares principais que a vida da Freguesia atravessa, elaborou-se um trabalho de análise da mesma, criado sobre as ações, projetos e dinâmicas já desenvolvidas, e foi traçado um caminho com o objetivo primeiro de se chegar às metas propostas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que são o caminho para uma sociedade moderna e equilibrada, capaz de gerar emprego e riqueza, respeitando, em simultâneo, a natureza e os direitos humanos.

O nosso planeta enfrenta enormes desafios económicos, sociais e ambientais e os ODS sucedem aos Objetivos do Milénio (ODM), alargando os desafios que devem ser abordados para erradicar a pobreza e abarcar um vasto leque de tópicos interrelacionados, nas dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas."

IV TROFÉU INTERNACIONAL ARTES CÉNICAS FINALMENTE CLUB | NEY MATOGROSSO

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia estiveram presentes, no passado dia 27 de outubro, no Finalmente Club, para a cerimonia de entrega do IV Troféu Internacional de Artes Cénicas ao conceituado artista Ney Matogrosso.

Este Troféu nasceu em 2016, coincidindo com o 40.º aniversário do Finalmente Club, com o objetivo de enobrecer e distinguir a arte do transformismo com a atribuição de um galardão a uma figura nacional ou internacional que defenda os direitos humanos, a igualdade e em particular, da comunidade LGBTI+.

(fotografia gentilmente cedida por Pedro Almeida)

MURAL DO FADO | NOITE DE FADOS

No dia 25 de outubro, o Largo de Santo Antoninho no bairro da Bica foi palco para a cerimonia de homenagem a 120 personalidades do Fado de reconhecimento internacional bem como os fadistas dos nossos bairros típicos com a inauguração de um Mural do Fado, onde cada artista tem gravado o seu nome numa placa de cerâmica.

A prestar a sua homenagem, estiveram presentes a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia, Irene Lopes, Carla Almeida, Luísa Rodrigues, Alberto Bento, Duarte Nuno Vasconcellos e Eunice Gonçalves.

Após a cerimonia, os fadistas Lena Silva, Cátia Tinoco, Jéssica Crispim, Luís Morgado, Augusto Correia e Artur Maia, acompanhados à guitarra portuguesa por Tiago Santos e à viola por João Machado, atuaram para uma Noite de Fados inesquecível.

Carla Madeira, durante o seu discurso referenciou que “(…) o Fado tem uma importância enorme na Freguesia da Misericórdia e nem vivêssemos todos 100 anos, iríamos conseguir homenagear todos. Por causa disso, pensamos em criar um Mural, com o nome de todos os fadistas que passaram pela Freguesia. Aliás o mural está concebido de modo a que se possam acrescentar no futuro peças, que é uma forma muito simbólica que a Freguesia da Misericórdia tem de homenagear esses fadistas. (…) Foi Lisboa que propôs o Fado de Lisboa como património imaterial da Humanidade. (…)"

O Mural do Fado é uma obra da autoria do artista plástico Pedro Gomes e do arquiteto João Regal com produção da Galeria Ratton, e poderá ser replicada em outros locais da Freguesia como forma de dar continuidade e alargar esta importante homenagem.

PROJETO RADAR | APRESENTAÇÃO DA 3.ª E ÚLTIMA FASE

A Presidente da Junta de Freguesia da MisericórdiaCarla Madeira, esteve presente no dia 17 de outubro, nos Paços do Concelho, para a cerimónia de apresentação da 3.ª Fase do Projeto Radar.

Nesta 3.ª e última fase, ficam agora abrangidas a totalidade das freguesias de Lisboa com o objetivo comum de sinalizar, prevenir e reduzir a população com mais de 65 anos em situação de risco de isolamento e solidão, procurando desta forma, cuidar e dar a melhor resposta às suas necessidades.

Este é um projeto comunitário e pioneiro em Portugal que funciona em rede com várias entidades: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto da Segurança Social, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a Polícia Segurança Pública, as Juntas de Freguesia e a Rede Social de Lisboa.

MARCHAS DE LISBOA | ENTREGA DE PRÉMIOS 2019

A Presidente da Junta de Freguesia da MisericórdiaCarla Madeira, assim como os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia, Carla AlmeidaIrene Lopes e Duarte Nuno Vasconcellos estiverem ontem presentes, dia 15, nos Paços do Concelho, para a cerimónia de entrega dos prémios relativos à 87.ª Edição das Marchas Populares de Lisboa 2019.

Na ocasião foi ainda apresentado o tema para o ano de 2020, "Amália Rodrigues", uma homenagem da cidade no ano em que se celebra o centenário da diva do fado.
Foi lançado o desafio para que todos os materiais utilizados sejam ambientalmente sustentáveis, no âmbito que em 2020 Lisboa será Capital Verde da Europa.

Marcha do Bairro Alto recebeu o prémio de melhor letra 2019.

Parabéns Marcha da Bica e Marcha do Bairro Alto pelo vosso fantástico desempenho!
Estamos juntos para o próximo ano Rumo ao Pódio!

(📸Ricardo Monteiro)

IV EDIÇÃO DO PRÉMIO INSTITUTO DAS ARTES CÉNICAS | FINALMENTE CLUBE

O júri da IV edição do Prémio Instituto das Artes Cênicas Finalmente Clube decidiu distinguir este ano o artista/cantor/compositor brasileiro NEY Matogrosso.

A Presidente da Junta de Freguesia, Carla Madeira, convidada do júri, considera que a atribuição do prémio a Ney Matogrosso constitui o reconhecimento da obra e do génio deste artista singular da cultura brasileira e lusófona, bem como da sua personalidade enquanto símbolo da luta contra a discriminação.

Fotografia de José Marquina.

#BEACTIVE | SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO 2019

A Presidente da Junta de Freguesia da MisericórdiaCarla Madeira, assim como os membros do Executivo, Carla Almeida e Alberto Bento, marcaram a sua presença na Semana Europeia do Desporto 2019, #BEACTIVE, promovida pela Comissão Desportiva desta autarquia no Polidesportivo de Santa Catarina, que decorreu de 23 a 27 de setembro, para apoiar e incentivar a(o)s atletas, Mestres, Professores, Coordenadores e Monitores das modalidades desportivas apresentadas que foram o Ténis, Judo, Muay thai e Corfebol.

*A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a promover o desporto e a atividade física em toda a Europa e irá continuar a gerar novas atividades e a aproveitar das experiências positivas já existentes. O principal tema da campanha continua a ser #BeActive, que deverá incentivar cada um a estar ativo durante a «semana» mas também a permanecer ativo durante todo o ano.*
https://beactiveportugal.ipdj.pt/

Muitos Parabéns a todas e a todos e que continuem com o excelente trabalho!

Veja, sff, o álbum completo com o registos das fotografias através da ligação à página do Facebook desta autarquia Aqui

REVERSO – ENCONTRO DE AUTORES, ARTISTAS E EDITORES INDEPENDENTES

A Presidente da Junta de Freguesia da MisericórdiaCarla Madeira, assim como as Vogais, Carla Almeida e Luisa Rodrigues estiveram presentes, no passado dia 27 de setembro, na inauguração do novo Espaço Cossoul (Rua Nova da Piedade, n.º 66) para a 5.ª Edição Reverso.

De 26 a 28 de Setembro de 2019, a Cossoul voltou a organizar o REVERSO – ENCONTRO DE AUTORES, ARTISTAS E EDITORES INDEPENDENTES onde se promoveu o encontro e a partilha de projetos e ideias independentes e que contou com apresentações, mesas-redondas, debates, lançamentos de livros, concertos, leituras, performances, exposições, feira do livro e projeções de filmes.

QUANDO O RUÍDO ENTRA EM CASA OS RESIDENTES VÊEM-SE NA RUA

Estiveram ontem presentes, dia 25 de setembro, no Largo do Camões, para o lançamento da campanha de sensibilização e comunicação sobre o ruído noturno "Quando o Ruído entra em Casa os Residentes Vêem-se na Rua", pela Câmara Municipal de Lisboa, o Sr. Vereador Carlos Castro e a representar e como “anfitriã” da sessão de lançamento, a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como a Vogal Carla Almeida, os protagonistas da campanha, Catarina Marques, Kako Neves, Rute Marques, Catarina Teixeira , Maria da Conceição, Vígilia Lopes e Vítor Silva, e os representantes das associações de moradores e comerciantes do Bairro Alto e do Cais do Sodré.

Esta campanha foi uma proposta vencedora do Orçamento Participativo de Lisboa, apresentada pela associação de moradores “Aqui Mora Gente”, e que criou a plataforma para registo das queixas de ruído, a aplicação: naminharualx.cm-lisboa.pt/, já a funcionar e acessível a todas e a todos que queiram deixar a sua ocorrência.

A campanha, num apelo feito pelos próprios moradores da Freguesia da Misericórdia, é dirigida sobretudo aos clientes dos bares, restaurantes e alojamentos locais situados nos bairros históricos (Bairro Alto, Bica e Cais do Sodré) que, com maior oferta de diversão noturna, apela para a necessidade de respeitarem as leis do ruído e o direito dos moradores ao descanso.

Além de vários circuitos de "Mupis" e anúncios na imprensa, a campanha estará presente em copos, bases para copos e cartazes distribuídos pelos estabelecimentos comerciais, com versões em português e inglês.

Contou ainda este lançamento, com uma performance do Chapitô com os atores do Paula Sá e Flávio Gil, que procurou evidenciar os impactos negativos do ruído nos residentes nesta zona da cidade.

Veja, sff, o álbum completo com o registos das fotografias através da ligação à página do Facebook desta autarquia Aqui

25 ANOS DA EPI - ESCOLA PROFISSIONAL DE IMAGEM

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo desta autarquia estiveram ontem presentes, dia 25 de setembro, na Comemoração dos 25 anos da Epi - Escola Profissional de Imagem assim como na inauguração da exposição - 25 anos_Geração epi_.

Parabéns pela simbólica data e que venham mais 25!

DEBATE: BULLYING IMOBILIÁRIO

DEBATE: Bullying Imobiliário

A Presidente Carla Madeira participou ontem no debate sobre “Bullying Imobiliário” promovido pela Rádio Renascença.

A Presidente começou por referir que a anterior Lei do Arrendamento, (que entretanto foi alterada nesta legislatura), “trazia mecanismos novos que facilitavam o despejo das pessoas”, avançando alguns exemplos concretos dessa prática.

Carla Madeira destacou o facto de a Câmara de Lisboa estar a colocar limites ao alojamento local.

A Presidente salientou, ainda, que o novo quadro legislativo “deu muito trabalho a conquistar” e foi preciso existir uma nova maioria parlamentar para criar legislação que promove o direito à habitação.

IV EDIÇÃO ON STAGE LISBOA 2019

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira,  assim como os Membros do Executivo estiveram presentes para a IV Edição do On STAGE em Lisboa, um festival internacional que reúne coros de 10 nações e onde, diversas apresentações decorreram, pelo terceiro ano consecutivo, na Freguesia da Misericórdia.

​De 13 a 15 de setembro, a população pode assistir a cinco Concertos nas Igrejas de Santa Catarina, Mercês e S. Paulo, a um Singing Tour e ainda foi realizado um Workshop no Liceu Passos Manuel.

 

Numa parceria de sucesso, este evento é organizado pela INTERKULTUR, a principal organizadora mundial de competições e festivais de Coros, em cooperação com o Vox Laci e a Junta de Freguesia da Misericórdia.

 

Para o ano que vem, há mais!

Veja, sff, o álbum completo com o registos das fotografias do dia de encerramento através da ligação à página do Facebook desta autarquia Aqui

PRAIA CAMPO SÉNIOR | EDIÇÃO 2019

​De 2 a 13 de setembro de 2019, decorreu mais uma Edição da Praia Campo Sénior da Freguesia da Misericórdia, onde o programa de atividades foi, uma vez mais, bastante diversificado, abrangendo as áreas lúdico-culturais, envolvendo esta população em diversas iniciativas animadas e recreativas proporcionando desta forma, a ocupação dos tempos livres em ações de convívio, lazer e confraternização.

 

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, a Presidente da Assembleia de Freguesia, Irene Lopes, e os Membros do Executivo Carla Almeida e Alberto Bento, estiveram presentes no último dia da Edição 2019 da Praia Campo Sénior da Freguesia da Misericórdia, onde foram recebidos com uma forte salva de palmas como uma enorme manifestação de carinho e apoio, quer na sua chegada como no discurso que Carla Madeira proferiu, durante o período do almoço.

A Edição deste ano caracterizou-se com um grande número de inscritos e onde as manifestações de apreço à programação foram muitas e com exclamações de tristeza pelo término a 13 de setembro.

Mas a promessa foi feita e para o ano que vem, a fasquia será elevada!

Porque juntos, trabalhamos Mais e Melhor!

A Junta de Freguesia da Misericórdia vem agradecer a presença a todos os Seniores, que contribuíram para que esta Edição da Praia Campo tenha sido uma Edição de Sucesso, como agradece a todos os técnicos, coordenadores e monitores pelo incansável apoio e dedicação nestas duas semanas de trabalho.

Veja, sff, o álbum completo com o registo das fotografias do dia de encerramento através da ligação à página do Facebook desta autarquia Aqui

A lei que pune com coimas atirar beatas para a via entra em vigor amanhã

A lei que pune com coimas entre 25 a 250 euros a quem atirar beatas para a via pública entra em vigor amanhã e prevê um período transitório de um ano paras as entidades se adaptarem à disponibilização de cinzeiros.

De acordo com a lei publicada hoje a partir de amanhã as pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros contendo produtos de tabaco serão equiparadas a resíduos sólidos urbanos.

Consulte aqui a publicação no Diário da República

PARABÉNS, LISBOA CLUBE RIO DE JANEIRO!

A Presidente da Junta de Freguesia da MisericórdiaCarla Madeira, assim como os Membros do Executivo Luisa Rodrigues e Domingos Alvarez, estiveram presentes no passado dia 1 de agosto para celebrar os 91 anos da Coletividade Lisboa Clube Rio de Janeiro.

Numa tarde emotiva onde inúmeras pessoas não quiseram faltar a esta festa de aniversário, Vitor Silva, atual Diretor e Presidente do Lisboa Clube, dedicou no seu discurso, belas palavras de agradecimento aos sócios, amigos, simpatizantes e instituições parceiras como, à Presidente Carla Madeira, onde reforçou os laços de grande amizade e parceria que unem esta Coletividade a esta Autarquia.

Uma vez mais, Parabéns LCRJ!!

 

FÉRIAS PRAIA CAMPO DA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, a Presidente da Assembleia de Freguesia da Misericórdia, Irene Lopes e a Vogal, Carla Almeida, entregaram os Certificados de Mérito pela participação da Iniciativa Praia Campo-Edições  Sempre a Mexer, Sunset e Férias Infantis CAF/AAAF 2019, a todos aos coordenadores, monitores e animadores que, com o seu desempenho, dedicação e carinho, providenciam a todas as crianças e jovens da Freguesia da Misericórdia, momentos a guardar para toda as suas vidas.

 

Muito obrigada a todos!

Que continuem a ser as pessoas extraordinárias que contribuem diariamente, para o enorme sucesso desta iniciativa!

 

SARAU DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES LÚDICO-DESPORTIVAS DA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA

Decorreu no passado dia 5 de julho, no Complexo Polidesportivo de Santa Catarina, o Sarau de Encerramento das Atividades Lúdico-Desportivas da Freguesia da Misericórdia. 
Quem não faltou a esta grande festa do desporto da Freguesia da Misericórdia, veio assistir e prestar o seu apoio e incentivo com a entrega dos troféus aos professores das modalidades representadas, foram a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, as Vogais Carla Almeida e Luísa Rodrigues assim como os Membros do Executivo, Alberto Bento e Domingos Alvarez.

Foram apresentadas neste Sarau, as modalidades de Viola, Ballet, Ginástica Sénior, Danças Criativas, Judo e Muay Thai sendo que no final e para encerrar com chave de ouro, foi oferecido a todos, participantes e quem foi apoiar, um lanche de confraternização.

As práticas desportivas e as actividades físicas como actividades de ocupação de tempos livres e de lazer, têm uma relevância de destaque na vida de todas as pessoas, independentemente a sua faixa etária, sendo que são desenvolvidas e promovidas ativamente à sua população pela Junta de Freguesia da Misericórdia.
Nesse sentido, a Junta de Freguesia da Misericórdia vem prestar os maiores agradecimentos a todas(os) professores, mestres, instrutores, conselheiros, monitores, alunos como e ainda, os encarregados de educação, pelo árduo trabalho desenvolvido e a enorme dedicação que tiveram ao longo do ano.

Muitos Parabéns a Todos como à excelente organização, da equipe técnica do Desporto da Misericórdia, e esperamos por este grande encontro desportivo para o ano que vem!

Veja, por favor, o álbum de fotografias Aqui.

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO COLETIVA "ESTOUTRO" NO ESPAÇO CULTURAL MERCÊS

Estiveram ontem presentes, dia 3 de julho, no Espaço Cultural Mercês, o Presidente de Centro de Reflexão Cristã, Dr. José Leitão, a Vogal do Alto Comissariado das Migrações, Exma. Sr.ª Drª Romualda Fernandes, a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, e também Eunice Gonçalves, Membro da Assembleia de Freguesia da Misericórdia, entre outros ilustres convidados, para a inauguração da Exposição Coletiva “Estoutro”, organizada pela Profª. Inês Espada Vieira, com vista a assinalar o Dia Mundial do Refugiado.

Esta Exposição Coletiva reúne obras de 12 artistas plásticos portugueses cuja temática debruça-se sobre um drama global que continua a marcar a atualidade, e que inclui testemunhos na primeira pessoa de quem já foi ilegal ou trabalhou em campos de acolhimento.
A Exposição conta ainda com dois momentos distintos em cada uma das salas do ECM.

Está patente ao público até ao dia 10 de julho, no horário de 2.ª a 6.ª feira das 14h00 às 20h00, sendo a sua entrada livre.

Comissariado da Exposição por Inês Espada Vieira, Francisca Gigante e Beatriz Coelho e conta com o apoio de diversas organizações, tais como, a Obra Portuguesa Católica das Migrações e o Serviço Jesuíta aos Refugiados – JRS, o Centro de Reflexão Cristã, o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, o Comité Olímpico Português e a Junta de Freguesia da Misericórdia.

MENÇÃO HONROSA AO G. D. ZIP ZIP

A Presidente da Junta de Freguesia da MisericórdiaCarla Madeira, no dia 30 de junho, entregou à direção da coletividade G. D. Zip Zip, uma Menção Honrosa pela sua vitória na modalidade de Futsal nas finais do 3.º Torneio Futsal Cidade Lisboa.

Com este simbólico gesto, pretendeu-se homenagear e prestigiar o merecido 1.º lugar depois de alguns meses de muito trabalho, dedicação e esforço que determinou o G. D. Zip Zip vencedor da Taça da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa (ACCL) e da Taça CML.

 

Relembra-se as classificações finais que foram as seguintes:
TAÇA ACCL: 1º, Clube Desportivo Zip Zip; 2.º, Futebol Clube Recreativo do Rossão; 3º, Casa do Concelho de Castro Daire; 4.º, Bairro de São João
TAÇA CML: 1º, Oriental Recreativo Clube; 2.º, Grupo Desportivo Da Mouraria; 3.º, Casa do Concelho de Gouveia; 4.º, Grupo Desportivo Da Mouraria

Muitos Parabéns Zip Zip!!! Um orgulho imenso para a Freguesia da Misericórdia!

A Junta de Freguesia da Misericórdia vem ainda dar os parabéns a toda equipa Desportiva da JFM pelo seu empenho, dedicação e trabalho incansável que ajudou na realização deste importante Torneio da cidade de Lisboa!

3.ª EDIÇÃO FOLK MISERICÓRDIA

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo, Alberto Bento e Domingos Alvarez, estiveram presentes no dia 30 de junho, para assistir ao espetáculo de encerramento da 3.ª Edição Folk Misericórdia, que teve lugar no Miradouro de S. Pedro de Alcântara, e que contou com uma plateia cheia numa tarde rica em tradição, costumes e cultura portuguesa.

As festividades deram início com o Desfile Etnográfico, seguindo-se da Sessão Solene de Agradecimento e por fim, a Apresentação dos cinco Ranchos e Grupos Folclóricos, nomeadamente, o Grupo Folclórico de Torre de Bera (Coimbra), o Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Abitureiras (Santarém), o Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva de Mindelo (Vila do Conde), o Rancho Folclórico “Os Camponeses de Canado” (Alenquer), e o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa (Arganil).

Voltamo-nos a encontrar no ano que vem!

Uma organização da Junta de Freguesia da Misericórdia e o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa.

TORNEIO INFANTIL FUTSAL "BAIRRO ALTO NOVA GERAÇÃO 2019"

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo, Alberto Bento e Domingos Alvarez, estiveram no dia 30 de junho, no Polivalente de Santa Catarina, a apoiar e incentivar os jovens atletas que participaram no VIIº Torneio Infantil Futsal "Bairro Alto Nova Geração" 2019.

Foi uma manhã repleta de saudável “fair play” onde todos foram campeões!

Parabéns a todos os jogadores, treinadores e coordenadores como à equipa técnica desportiva da Junta de Freguesia da Misericórdia e do Lisboa Clube Rio de Janeiro!

23.ª EDIÇÃO DO ARRAIAL LISBOA PRIDE

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, esteve presente na 23.ª Edição do Arraial Lisboa Pride, que teve lugar no Terreiro do Paço no passado dia 22 de junho.

Nesta Edição de 2019 comparecerem milhares de pessoas, a celebrar a diversidade, inclusão e a igualdade, para uma cidade e um mundo com mais tolerância e respeito pelos direitos.

 

O Arraial Lisboa Pride é o maior evento LGBTI em Portugal desde o ano de 1997.

Integrando a programação das Festas de Lisboa, que se realizam no mês de junho, é organizado pela Associação ILGA Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC, a Junta de Freguesia da Misericórdia e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Fotografia gentilmente cedida por Américo Simas | Câmara Municipal de Lisboa

PASSAEIO SÉNIOR A ALCOBAÇA E RIO MAIOR

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia da Misericórdia, estiveram presentes no dia 20 de junho, em mais uma edição do Passeio Sénior da Junta de Freguesia da Misericórdia, que este ano, levou cerca de 420 participantes rumo até Alcobaça e Rio Maior.

O elevado n.º de participantes mostra que a população mais madura da Freguesia da Misericórdia continua a responder afirmativamente e com entusiasmo, às iniciativas propostas, de forma a que possam sair da sua rotina diária como a de desfrutar de momentos de convívio, animação e reencontros entre amigos.

Uma vez mais foi um sucesso comprovado este dia tão bem passado e divertido, com a visita aos vários monumentos e outros pontos de interesse seguido do almoço e claro está, o tão esperado bailarico com o desfile da Marcha Sénior da Freguesia da Misericórdia!

Veja sff, o álbum completo Aqui.

MARCHAS DA MISERICÓRDIA DESFILAM NA PRAÇA DO CAMÕES

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, e os Membros do Executivo e de Assembleia de Freguesia da Misericórdia estiveram ontem, dia 19 de junho, a assistir orgulhosamente à Apresentação das Marchas da Misericórdia na Praça Luís de Camões.

Centenas de pessoas não quiserem perder esta tradicional e emblemática noite de festa da Freguesia da Misericórdia, onde o bairrismo e cultura das nossas gentes estiveram presentes com muita cor, música, garra e animação, na exibição dos desfiles das Marchas da Bica, do Bairro Alto, da Marcha Sénior da Misericórdia, Infantil da Misericórdia e ainda a Marcha Infantil do Bairro Alto.

Carla Madeira ofereceu ainda uma lembrança simbólica aos representantes de cada Marcha da Misericórdia, para expressar não só a gratidão e orgulho que a Junta de Freguesia da Misericórdia sente por tod@s como ainda para incentivar à preparação das Marchas de 2020.

Parabéns pelo árduo trabalho de tod@s @s envolvid@s, que foram muit@s, e que 2020 seja tão maravilhoso como foi este ano!

Muito obrigad@ por fazerem da Freguesia da Misericórdia uma Freguesia cheia de alma, garra e paixão, o cunho que a caracteriza!

BAILE FINALISTAS ESCOLA JARDIM INFANCIA GAIVOTAS

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, esteve presente no passado dia 19 de junho, no Baile de Finalistas do 4.º ano do 1.º Ciclo de Escolaridade da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância das Gaivotas.

Foi o celebrar de o fim de um ciclo e o começo de uma nova etapa, onde se felicitou os alunos pelo seu empenho e sucesso escolar, como os encarregados de educação no processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos. Parabéns!!

Muitos Parabéns também a tod@s os professores, monitores, coordenadores, técnicos e demais equipas que ajudaram a preparar esta jovem geração, para um promissor e brilhante futuro!!

FESTIVAL DE ENCERRAMENTO FEST&FUN NO LICEU PASSOS MANUEL

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, esteve presente no passado dia 8 de junho, no Festival de Encerramento Fest&Fun, realizado pelo Núcleo de Andebol dos Antigos Alunos do Liceu Passos Manuel, que teve lugar na Escola Básica Secundária Passos Manuel.

Como tem vindo sendo hábito, foi um evento que contou com a presença de cerca de 350 crianças e jovens e que estiveram a participar em diversas atividades, tais como: Corfebol, Mini-Basquetebol, Mini Andebol, Trampolins, Cama-elástica, jogos com água, dança, mural alusivo ao Festival, jogos tradicionais e de perícia, entre outros.

Parabéns ao Núcleo de Andebol dos Antigos Alunos do Liceu Passos Manuel que uma vez mais fez deste dia um dia especial, repleto em animação e muita alegria!

DIA DA CRIANÇA NA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, a Vogal, Carla Almeida, e o Membro do Executivo, Alberto Bento, não quiseram faltar à comemoração do Dia Mundial da Criança que a Junta de Freguesia da Misericórdia preparou para esta data, no Jardim do Príncipe Real, para proporcionar uma manhã inesquecível a todas as crianças e jovens.

 

O lema para este ano foi, "Carimba o teu Passaporte" com o objetivo de, por cada atividade cumprida, o "Passaporte Atividades da Junta de Freguesia da Misericórdia" fosse carimbado incentivando desta forma, ao cumprimento da programação. Entre as 10h00 da manhã e as 12h30, este espaço do território da Freguesia, foi palco de inúmeras atividades e muitas surpresas, com os insufláveis, as várias provas de atletismo, a aula de saúde oral entre os tradicionais jogos para todos brincarem e jogarem, aprenderem e passarem uma manhã divertida, não só com os colegas de escola, mas também com os seus professores, coordenadores e monitores.

 

Muito obrigada a todos os coordenadores, professores, monitores e parceiros, que tornaram possível uma vez mais, fazer deste dia um dia inesquecível para as crianças e jovens da Freguesia da Misericórdia!

SIMONE DE OLIVEIRA CELEBRA 60 ANOS DE CARREIRA

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia da Misericórdia, assim como vários ilustres convidados, estiveram no dia 30 de maio presentes no Espaço Santa Catarina, a celebrar e homenagear os 60 anos de carreira de Simone de Oliveira, esta grande artista nacional que simboliza a cultura popular com uma vida inteira de entrega ao espetáculo, à música, e ao teatro.

 

Foi com enorme orgulho que a Junta de Freguesia da Misericórdia recebeu esta Grande Mulher e Artista, freguesa da Misericórdia, onde muito é pouco para dar as devidas honras!

 

Uma iniciativa da "VA Global" em parceria com a Junta de Freguesia da Misericórdia.

ALMOÇO CONVÍVIO ANUAL DO NAAL PASSOS MANUEL

Decorreu no passado dia 18 de maio, mais um Almoço Convívio Anual do NAAL Passos Manuel.
A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, acompanhada pela Vogal, Carla Almeida, participou no evento que contou com a presença de Sua Excelência, O Presidente da República, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa.

Neste evento, e como tem sido tradição, que juntou a comunidade educativa local, foram distinguidos vários elementos do Grupo Desportivo e alguns dos fundadores históricos do NAAL Passos Manuel, tendo sido consagrado como novo Sócio Honorário, o consagrado artista Carlos do Carmo.

Foi ainda apresentada uma peça de arte de homenagem a sócios honorários, que ficará exposta em local nobre do Liceu.

Tratou-se de mais um momento memorável para recordar.

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS NA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA

No passado fim de semana, de 17 a 19 de maio, cerca de 300 crianças e jovens representantes das 20 regiões do CNE /Corpo Nacional de Escutas, estiveram em Lisboa, a trabalhar sobre o tema do Escutismo na Comunidade.

Foram recebidos para a Cerimónia de Abertura na Câmara Municipal de Lisboa, seguindo após a mesma, para a Freguesia da Misericórdia, onde decorreram as várias iniciativas programadas.

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, foi quem acolheu estes jovens e crianças no Município de Lisboa e, no seu discurso, realçou a importância em que o escutismo tem na comunidade e na sua atividade diária em deixar o mundo, um pouco melhor.

Num gesto simbólico, deu o nó na rede que é o maior movimento de jovens do país!

MARCHAS DA MISERICÓRDIA RECEBIDAS NA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

No dia 18 de maio, as Marchas do Bairro Alto e da Bica, representadas pela Presidente da Junta Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, pela Vogal, Carla Almeida e pelos seus Diretores respetivos, foram, pelo segundo ano consecutivo, recebidas na Câmara Municipal de Lisboa onde receberam um prato alusivo com o Santo António de Lisboa pelas mãos do Presidente da CML, Fernando Medina.
Também estiveram presentes nesta cerimónia alguns membros do Executivo da CML bem como, as restantes 23 marchas que irão desfilar na Avenida da Liberdade na noite de Santo António.


Fernando Medina agradeceu a presença de todos louvando o trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses que culmina, no desfile das marchas pela Avenida, na famosa "noite mais longa do ano do Município de Lisboa". 

MISERICÓRDIA ASSINALA DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA, BIOFIBIA E TRANSFOBIA

O Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Biofibia e Transfobia foi assinado na Misericórdia com o hastear da bandeira Arco-Íris, na sede da Junta de Freguesia da Misericórdia, pela Presidente da Junta, Carla Madeira, e pelo Presidente da Associação ILGA - Portugal, Nuno Pinto.

Este importante ato simbólico, que contou com a presença de diversas entidades e personalidades convidadas, foi antecedido pela apresentação dos sacos alusivos ao Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, ilustrados  pelos artistas plásticos Luísa Cunha, Aurora Pinho, Maria Mergulhão, André Tecedeiro, Thomas Mendonça e pela dupla de artistas João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira. Artistas LGBTIQ+ e ativistas desta causa, e por esse motivo ofereceram graciosamente à Junta de Freguesia da Misericórdia os seus trabalhos, trabalhos estes que refletem a diversidade das várias características desta Comunidade.

Fez ainda parte do programa desta manhã, os monólogos “Vozes de Ninguém para os Ouvidos de Alguém” , três depoimentos. Dois homens. Uma mulher. Rui, Ana e Ivo, falavam com alguém, alguém que não sabemos quem, os três partilham momentos das suas vidas e revelaram estórias que não ficaram para a História, mas que ainda assim, fazem parte da sua construção.

“5º Esquerdo”, “Arroz Doce” e “Mariposa”, três textos de João Ascenso sobre a normalidade da vida de quem se considera fora do normal. Momentos estes que foram proporcionados pelas produções Búzico!

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO COM A CSIFI DO CONCELHO DE TORRES VEDRAS

A Junta de Freguesia da Misericórdia recebeu com enorme prazer a Comissão Social Inter-Freguesias do Interior (CSIFI) do concelho de Torres Vedras para um dia de partilha de experiências e boas práticas.

Em representação da CSIFI estiveram a Sra. Presidente Natalina Luís (Junta de Freguesia de Campelos e Outeiro da Cabeça), o Presidente da Junta de Freguesia Maxial e Monte Redondo, Celso Carvalho e representantes de diversas IPSS do território.

O dia teve início com uma breve apresentação realizada pela Sra. Presidente da JFM, Dra. Carla Madeira, sobre o trabalho desenvolvido pela Divisão de Intervenção Social e Cidadania da Junta de Freguesia da Misericórdia. Seguiu-se visita guiada pela freguesia da Misericórdia, com paragens no Espaço Solidário, Mercado dos Ofícios do Bairro Alto, Espaço Sénior, Centro Social Boaventura, Loja SOL, Delegação de São Marçal e Universidade Sénior.

A Junta de Freguesia da Misericórdia enriqueceu com este dia de partilha e irá continuar a desenvolver o seu trabalho com vista à melhoria da qualidade de vida de toda a Freguesia.

OP ELEGE PROJETO NA MISERICÓRDIA

A requalificação dos espaços exteriores da escola EB1/JI das Gaivotas foi um dos 19 projetos vencedores do Orçamento Participativo de Lisboa (OP Lisboa) 2018/2019.

O projeto, orçado em 100 mil euros, prevê a colocação de material e equipamento lúdico adequados aos beneficiários e à sua dimensão, bem como do ginásio com a dotação de equipamento desportivo e abertura dos vãos existentes para renovação do ar.

Nesta edição do OP Lisboa esteve também a concurso a proposta de requalificação do Largo Barão Quintela que, lamentavelmente, não foi eleita.

A Junta de Freguesia agradece a todos os que apoiaram as candidaturas dos projetos a implementar no território da Misericórdia, dando um exemplo de cidadania e de participação cívica que nos apraz reconhecer e salientar.

Recorde-se que o projeto "Conviver na Misericórdia" foi o vencedor da edição 2018/2019 do Orçamento Participativo da Misericórdia, promovido por esta Junta de Freguesia. O projeto consiste na instalação de proteções junto das mesas de convívio existentes nos jardins, de modo a proporcionar melhores condições de conforto e segurança aos utilizadores.

DISCURSO DA PRESIDENTE NA 67.ª REUNIÃO DA AML, NO ÂMBITO DA APRECIAÇÃO DO RELATÓRIO SOBRE “O IMPACTO DO TURISMO NA CIDADE DE LISBOA”

Na 67.ª reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, ocorrida a 7 de Maio, Carla Madeira, Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, na sua intervenção proferiu "É imperioso implementar uma estratégia política integrada, multidisciplinar e transversal aos diferentes órgãos de decisão e às diversas entidades do Estado e da administração pública com vista a garantir três fatores-chave: equilíbrio, desenvolvimento e sustentabilidade”.

Leia aqui a discurso na íntegra.

MISERICÓRDIA VAI DISPOR DE MAIS 9 CASAS MUNICIPAIS

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a 2.ª edição do Programa “Habitar o Centro Histórico”, no âmbito do qual vão ser atribuídas 50 residências nas freguesias do Centro Histórico, Arroios e Estrela. 

 

Esta nova edição, aprovada no passado dia 24 pelo Executivo Municipal, prevê a atribuição de nove habitações municipais na Freguesia da Misericórdia.

 

O concurso destina-se a residentes das freguesias do Centro Histórico, Arroios e Estrela que se encontrem em situação vulnerável e de perda de habitação, seja por despejo ou por não renovação do contrato de arrendamento.

 

Recorde-se que na primeira edição do programa “Habitar o Centro Histórico” foram atribuídas cerca de cem casas municipais nas freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maior, Santo António e São Vicente.

HÁ 45 ANOS A RUA DO ARSENAL FOI O PRIMEIRO LUGAR ENTRE OS “LUGARES DE ABRIL”

No dia 24 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assinalaram o primeiro “Lugar de abril”, situado na Rua do Arsenal, local onde Salgueiro Maia enfrentou as tropas fiéis ao regime, tendo sido um dos momentos decisivos na Revolução dos Cravos.

A Rua do Arsenal é um dos nove pontos da cidade num conjunto de 20, que integram o projeto “Lugares de Abril”. Este projeto foi elaborado num roteiro com as memórias mais importantes e marcantes da Revolução dos Cravos e está assinalado nas ruas de Lisboa com placas informativas de cada momento. Serve ainda para explicar a história, ajudando a conhecer o passado e a perceber o presente.

 

O projeto resulta de uma iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação 25 de Abril e que, até ao 50.º Aniversário do Dia da Liberdade, irá identificar na cidade mais de 20 locais emblemáticos da Revolução dos Cravos. 

RENOVAÇÃO DO CARTÃO DE CIDADÃO NO ESPAÇO CIDADÃO

Os fregueses da Misericórdia vão poder renovar o Cartão do Cidadão no Espaço Cidadão da Misericórdia.

 

A apresentação do novo serviço que vai estar disponível nos Espaços Cidadãos, decorreu esta manhã, dia 24 de abril, no Espaço Cidadão da Misericórdia, situado na Calçada do Combro (junto ao silo da EMEL).

A iniciativa contou com o Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, e com a Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, bem como com diversos dirigentes da administração pública.

A Presidente Carla Madeira, como anfitriã, salientou que a implementação de mais este serviço no Espaço Cidadão da Misericórdia vem facilitar e tornar mais fácil e cómoda a vida dos fregueses. A Presidente afirmou, ainda, que a Freguesia da Misericórdia está sempre disponível para desenvolver e aprofundar parcerias que visem promover a proximidade entre a administração pública e melhorar a qualidade de vida dos fregueses.

CELEBRAÇÃO DE CONTRATO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ENTRE A CML E A JFM

A Junta de Freguesia da Misericórdia e a Câmara Municipal de Lisboa celebraram no dia 4 de abril de 2019 o novo contrato de delegação de competências.

 

No âmbito deste novo contrato, a Junta de Freguesia ficará dotada de competências alargadas que lhe permitirá ter mais intervenção e maior proximidade nas áreas da mobilidade, segurança, espaço público e desporto. O novo contrato foi assinado pela Presidente da Junta de Freguesia, Carla Madeira, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Na mesma sessão, o Município de Lisboa celebrou novos contratos de delegação de competências com as restantes 23 juntas de freguesia da capital.

III EDIÇÃO TROFÉU ARTES CÉNICAS - HOMENAGEM A SIMONE DE OLIVEIRA

Decorreu no passado dia 3 de abril, a homenagem e tributo à grande Simone de Oliveira que recebeu o Prémio Internacional Artes Cénicas 2018 do Finalmente Club.

Como tem vindo sendo hábito nos últimos anos, esta cerimónia contou com a presença da Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, tendo sido uma vez mais membro do júri.


Este Prémio prestigia e honra os ícones, a criatividade e a luta pelos direitos da igualdade e dignidade da comunidade LGBTQI e celebrou igualmente a comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Comemorado desde 1909, o Dia Internacional da Mulher foi proclamado oficialmente pelas Nações Unidas em 1975, e em 1979, foi aprovada a Convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.

No dia 8 de março e seguindo a tradição da Junta de Freguesia da Misericórdia, a sua Presidente, Carla Madeira, e Executivo, destacaram a importância desta efeméride homenageando as mulheres da Freguesia com a realização de várias iniciativas e a já habitual oferta de flores pelas várias artérias do território da Misericórdia.

Feliz Dia da Mulher!

CRIANÇAS DA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA SENSIBILIZAM PARA HIGIENE URBANA NO CARNAVAL

Sendo a Freguesia da Misericórdia uma das que mais lixo produz na cidade de Lisboa e estando atenta a esta problemática, a Autarquia decidiu dedicar o Desfile de Carnaval das escolas do seu território a esta temática, com o objetivo sensibilizar a comunidade para o respeito e valorização pelo ambiente natural e social.

Ao todo foram sete instituições, num total de 500 participantes, que integraram esta iniciativa, cujo mote foi dado pelo Parque Infantil de Santa Catarina (SCML), numa ação que se pretendeu educativa, enquanto formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros numa atitude de partilha e de Responsabilidade Social.

Neste sentido, a Junta de Freguesia da Misericórdia, através do seu Departamento de Higiene Urbana, disponibilizou material utilizado pelos trabalhadores que efetuam a limpeza diária das ruas, um carro de mão com contentores e um carro aspirador conduzido por um profissional que acompanhou o desfile.

Durante o cortejo as crianças distribuíram um folheto apelando a colaboração de todos através da divisão de tarefas para colocação dos resíduos nos locais corretos, procurando assim sensibilizar a população para a necessidade do exercício correto da cidadania.

Na iniciativa estiveram presentes o Vereador da Câmara Municipal de Lisboa para a Higiene Urbana, Carlos Castro, e o executivo da Junta de Freguesia da Misericórdia.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DO MIRADOURO DE SANTA CATARINA

Foi apresentado, no passado dia 13 de fevereiro, no Auditório do Liceu Passos Manuel, o projeto de requalificação do Miradouro de Santa Catarina.

O projeto, da responsabilidade do atelier de arquitetura Proap, prevê uma intervenção no talude do Jardim do Adamastor, recuperando o espaço verde com plantação de arbustos.

A zona de estadia será aumentada com a colocação de blocos de pedra lioz que conferem ao miradouro a aparência de um anfiteatro sobre a cidade.

A zona verde terá uma vedação à volta para impedir o acesso e evitar a sua degradação. Está ainda prevista a instalação de um novo sistema de rega, que passará a ser gota a gota, assim como a colocação de novo mobiliário urbano que, de acordo com a memória descritiva do projeto, “valoriza o espaço e convida ao descanso”.

Em cima da mesa está igualmente a colocação de uma vedação que permita o descanso e a segurança dos moradores da zona, com horário de abertura e fecho, e cuja discussão seguirá agora para a Assembleia de Freguesia da Misericórdia. Posteriormente a decisão será comunicada à Câmara Municipal de Lisboa, que terá a palavra final para a solução encontrada.

A apresentação, perante um auditório repleto, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do vice-presidente, Duarte Cordeiro, e da presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira.


Na sua intervenção, a Autarca salientou a importância deste “momento de participação cívica e lembrou que o importante é garantir a qualidade de vida da população, mantendo um equilíbrio no usufruto de um espaço que é de todos”. Carla Madeira apontou ainda “a importância de se aliar a videovigilância e uma melhor iluminação pública à solução encontrada, como forma de aumentar o sentimento de segurança de todos”.

Por sua vez, Fernando Medina afirmou que serão ouvidas todas as opiniões e todas as propostas que decorram desta sessão pública sem, no entanto, abdicar do reequilíbrio que permita “dar uma maior qualidade de vida aos moradores daquela zona”.

Respondendo às dezenas de intervenções numa sessão que se prolongou por mais de quatro horas, Fernando Medina garantiu que “nenhuma soluç&atild