ÚLTIMAS NOTÍCIAS

APRESENTAÇÃO DA MARCHA DO BAIRRO ALTO 2020

Presente no concurso das Marchas Populares desde o seu início, a Marcha do Bairro Alto é organizada pelo Lisboa Clube Rio de Janeiro tendo à frente desta colectividade, há mais de 30 anos, Vítor Silva, que também representou esta colectividade como marchante por cerca de 20 anos.

Tendo dedicado praticamente toda a sua vida ao Bairro Alto, à vida deste bairro e suas gentes, e claro, às Marchas Populares, apresentou no passado dia 21 de Fevereiro, o projecto Marcha do Bairro Alto 2020.

Para a ocasião estiveram presentes a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como as Vogais Carla Almeida e Luísa Rodrigues.

Rumo ao Pódio, Marchar, Marchar!

OLISIPÍADAS + 55

No dia 20 de Fevereiro, o Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso recebeu a 6.ª Edição das Olisipíadas onde o desporto desafia os veteranos.

Com o objetivo de contribuir para uma melhoria da qualidade de vida da população sénior, o Departamento de Desporto da Câmara Municipal de Lisboa preparou uma manhã cheia de actividades, como dança, petanca, boccia, walking football, hidroginástica e yoga.

A Freguesia da Misericórdia esteve muito bem representada pelos nossos desportistas com mais idade não só pelo brio e a garra a que os já nos habituaram em tudo a que se comprometem a fazer mas e principalmente, pela alegria com que participaram nesta 1.º Edição Olisipíadas + 55!
 

Uma manhã diferente e muito animada que contou com a presença da Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como a Vogal Carla Almeida.

CANTARAM-SE AS JANEIRAS NA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA

Organizada pelo Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa juntamente com a Junta de Freguesia da Misericórdia, a Igreja de Santa Catarina recebeu no dia 12 de Janeiro, a 4.ª edição do evento “Do Natal aos Reis” - Encontro de Cantares do Ciclo Natalício.

 

Nesta edição, a exibição de cantares tradicionais da época  contou com a participação de 3 grupos folclóricos:


- Besclore - Grupo de Danças e Cantares do Clube Novo Banco (Minho)
- Rancho Folclórico de Ramalde (Douro Litoral Norte)
- Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa (Arganil)


Foi uma tarde animada pelas tradições das Janeiras e dos cantares Natalícios que contou com a presença da Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como dos Membros do Executivo Carla Almeida, Luísa Rodrigues e Alberto Bento!

PRÉMIOS ARCO-ÍRIS 2019 DA ILGA PORTUGAL

O dia 11 de Janeiro foi marcado pela 17.ª Edição da entrega de Prémios Arco-Íris da ILGA Portugal, que teve lugar no Cineteatro Capitólio.

Esta data foi igualmente assinalada pelos 10 anos da conquista da igualdade no acesso ao casamento por parte de casais constituídos por pessoas do mesmo sexo, garantido na Assembleia da República a 8 de Janeiro de 2010.⠀

A Junta de Freguesia da Misericórdia foi distinguida com  o Prémio Políticas Públicas para a Inclusão, como reconhecimento pelo nosso trabalho por uma Freguesia mais inclusiva e mais justa.

Estiveram presentes na cerimónia a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, os Membros do Executivo Carla Almeida e Alberto Bento assim como da Assembleia de Freguesia, Eunice Gonçalves e Duarte Nuno Vasconcellos.

Uma vez mais o nosso agradecimento pela distinção que tanto nos orgulhamos!

ESCOLHA EVOLUIR | ABERTURA DA CAPITAL VERDE EUROPEIA 2020

Dia 11 de Janeiro a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como as Vogais Carla Almeida e Luísa Rodrigues marcaram presença na cerimónia de abertura da cidade lisboeta como Capital Verde Europeia 2020.

A cidade de Lisboa foi classificada com o galardão de "Cidade Verde", galardão este que distingue as metrópoles "que são referência na sustentabilidade e ambiente".

Lisboa assume ainda compromissos para ser uma cidade europeia de referência ao nível da mobilidade 2030 e atingir os objetivos nas áreas verdes, na água e energias renováveis como a neutralidade carbónica até 2050, de acordo com informações do Vereador Sá Fernandes.

CONCERTO "VOX LACI" DE NATAL & REIS NA IGREJA PAROQUIAL DA MERCÊS

A Igreja das Mercês foi palco, no dia 9 de Janeiro, para mais um belíssimo concerto cantado pelas vozes dos Coros Irmandade e Intuição e conduzidas pelo Maestro Myguel Santos e Castro.

Neste concerto, “Natal & Reis”, que foi reagendado devido às condições climatéricas do dia 19 de Dezembro, foram incluídos no programa temas alusivos à época festiva do Natal e do Dia de Reis, uma apresentação com a excelente qualidade e cunho próprio que Vox Laci a todos já habitou.

Na plateia estiveram a assistir a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo Carla Almeida e Alberto Bento.

Uma parceria de estreitos laços há já 4 anos entre a Junta de Freguesia da Misericórdia, a Vox Laci e a Igreja Paroquial da Mercês.

CORO SÉNIOR CANTA AS JANEIRAS NO MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Para assinalar e celebrar o Dia de Reis, 6 de janeiro, a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, acompanhou o nosso Coro Sénior que foi cantar as Janeiras ao Ministério da Economia e da Transição Digital.

 

Nestes cantares pelo Coro Sénior da Freguesia da Misericórdia, juntam-se não só a tradição e  o espírito popular como a própria personalidade do grupo que dá o seu cunho pessoal às quadras cantadas.


Um agradecimento ao Senhor Ministro Pedro Siza Vieira, aos seus Secretários de Estado e restantes colaboradores, pelo convite e pela forma calorosa como nos receberam.

REACTIVAÇÃO DO CHAFARIZ DA PRAÇA DE S. PAULO

Após décadas inativo, dia 20 de dezembro o chafariz da Praça de São Paulo foi reactivado pela Junta de Freguesia da Misericórdia, tendo agora função ornamental e de abastecimento.

 

A obra foi acompanhada pela Divisão de Salvaguarda de Património Cultural da CML, DGPC e EPAL e foi patrocinada pela Bombay Sapphire.


Esta reactivação é um presente de Natal que oferecemos à população da Freguesia e da Cidade.

ENTREGA DOS CABAZES DE NATAL ÀS FAMÍLIAS DA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA

Durante os dias 19 e 20 de dezembro decorreu a já habitual distribuição dos Cabazes de Natal às famílias identificados pelo Serviço de Intervenção Social desta autarquia.


Foi pequeno gesto para tornar a noite de Natal mais aconchegante onde a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, esteve presente a acompanhar na sede da Junta.

 

A oferta dos cabazes de Natal destinam-se aos agregados com carências económicas devidamente comprovadas junto ao Serviço de Intervenção Social.

São constituídos de forma personalizada com bens de 1.ª necessidade, essenciais à noite de Consoada e em função do número de elementos do agregado tendo como objetivo principal o de minimizar as carências desta população, permitindo deste modo que tenham uma época natalícia mais calorosa, mais feliz e mais preenchida.

A todas e a todos desejamos um Feliz e Santo Natal!

ENTREGA DOS PRESENTES DE NATAL PELO ME

O dia 17 de dezembro foi um dia repleto de alegria e partilha na sede da Junta de Freguesia da Misericórdia!

Ministério da Economia associou-se, mais uma vez, à nossa ação de distribuição de Cabazes de Natal às famílias carenciadas da Freguesia, oferecendo brinquedos para as crianças.


As ofertas deste ano foram trazidas pelo Secretário de Estado João Torres, que destacou a importância desta parceria que aproxima o ministério à comunidade em que está inserido.

A todas e a todos, desejamos um Feliz e Santo Natal!

JANTAR DE NATAL NO "MARÍTIMO LISBOA CLUBE"

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como as Vogais Carla Almeida e Luísa Rodrigues foram no passado dia 15 de dezembro, ao tradicional Jantar de Natal oferecido pelo Marítimo Lisboa Clube.

Numa noite animada de festa e de espírito natalino, celebrou-se o Natal num jantar com os sócios e amigos onde se comemorou um verdadeiro sentimento de partilha, de pertença, de entrega, de bairrismo e família!

Ao Marítimo Lisboa Clube, um próspero Natal e Renovação de Votos Felizes para o novo ano que se avizinha!

ALMOÇO DE NATAL NO "VAI TU"

O dia 14 de dezembro foi também o dia de se celebrar o Natal com o Grupo Excursionista Vai Tu num animado almoço com os seus associados.

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como as Vogais Carla Almeida e Luísa Rodrigues participaram neste alegre momento num ambiente de partilha, de amizade,  onde o sorriso estampado no rosto de todos foi a mensagem do renascer para uma nova era de propósitos, sonhos e objetivos a serem alcançados.

A todos do Vai Tu, um próspero Natal e Renovação de Votos Felizes para o novo ano que se avizinha!

A MAGIA DO CIRCO DE NATAL 2019

Como já é tradição, a Junta de Freguesia da Misericórdia proporcionou uma mágica ida ao Circo de Natal.

 

Este ano, juntámos as nossas crianças das EB1/JI das Gaivotas e Padre Abel Varzim e os nossos seniores do Projeto Envelhecimento Activo e Saudável (PEAS) para viveram a magia do Natal e celebraram esta época festiva numa manhã cheia de alegria e claro está, as surpresas que o circo oferece!

A iniciativa deste ano em juntar as crianças e os seniores numa ação conjunta teve também e principalmente, o objetivo de proporcionar aos miúdos e graúdos novas experiências partilhadas e fazê-los interagir num outro contexto, de partilha intergeracional, que contribui de forma ativa para o desenvolvimento pessoal das crianças, que ganham um maior respeito pelos seniores e aprendem que o trabalho em equipa não tem nem barreiras, nem idades. 

Para os seniores, foi o reviver e o saber que a magia vive-se todos os dias e a sua contagiante alegria serviu de exemplo a todas as crianças!

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, uma vez mais acompanhou esta ida ao Circo que considera um dos pontos altos desta época festiva, onde se espalha a mensagem da partilha, da esperança e de se renovar para uma atitude interior de grande humildade.

A todas e a todos desejamos um Feliz e Santo Natal!

22B | CARREIRA DE BAIRRO DA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA

Com o objetivo de reforçar a mobilidade local na Freguesia da Misericórdia, que já conta com o serviço gratuito desta autarquia, o Porta a Porta, foi inaugurada pela Carris no dia 11 de dezembro, a nova Carreira de Bairro, o 22B.

Com este novo serviço, a população vê reforçada e assegurada a ligação a diversos serviços na Freguesia da Misericórdia, como as escolas, os centros de saúde, os mercados, o comércio, os pontos culturais e estações de metro.

O seu objetivo é o de promover a maior proximidade da população às infraestruturas mais importantes dos bairros.

 

A ligação Carreira de Bairro 22B é uma linha circular que vai entre o Cais do Sodré e o Príncipe Real, com início e término na Rua dos Remolares frente ao Centro de Saúde da Ribeira Nova, e que segue pela Praça Duque de Terceira, Rua do Alecrim, Praça Luís de Camões, Rua do Loreto, Rua da Rosa, Rua D. Pedro V, Praça do Príncipe Real, Rua Jasmim, Rua da Palmeira, Rua Nova da Piedade, Rua de S. Bento, Rua dos Mastros, Largo Conde Barão, Rua da Boavista, Rua de S. Paulo, Rua da Moeda, Praça D. Luis I, Rua Ribeira Nova até ao seu término, na Rua dos Remolares.

Na inauguração estiveram presentes o Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, o Presidente da Carris, Tiago Farias, a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo e da Assembleia da Freguesia, Carla Almeida, Alberto Bento e Eunice Gonçalves.

​Para utilizar esta carreira, o 22B, basta ser portador de título ou passe válido na rede Carris ou obter o passe “Carreiras de Bairro”, com o custo de 10€ e válido por 30 dias.
Horário do 22B: 07h00 - 20h30

Mapa da Carreira 22B Aqui

LANÇAMENTO DA MARCA "SECOND LIFE"

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia estiveram presentes, no dia 28 de novembro, no Espaço Santa Catarina, para o lançamento da marca 𝐒𝐞𝐜𝐨𝐧𝐝 𝐋𝐢𝐟𝐞.

A marca 𝐒𝐞𝐜𝐨𝐧𝐝 𝐋𝐢𝐟𝐞 teve origem num projeto criado através da candidatura ao Fundo Ambiental | Programa Juntar +, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Este projeto visou a redução do desperdício têxtil, a reutilização de artigos têxteis usados e a sensibilização da comunidade local para a importância do upcycling, da economia circular e do consumo responsável. Simultaneamente, pretendeu contribuir para a capacitação de pessoas em situação de desemprego, ao nível social e profissional, e promover o empreendedorismo social, indo desta forma ao encontro da filosofia desta junta.

 

𝐏𝐚𝐫𝐜𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬: Re:costura, R-Coat, os parceiros da Comissão Social de Freguesia da Misericórdia e da RedEmprega Centro Histórico

QUENTES E BOAS | MAGUSTO NA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA

A Junta de Freguesia da Misericórdia, como já é tradição, festejou no dia 11 de novembro o São Martinho com uma actividade que teve lugar no Jardim de São Pedro de Alcântara e no Miradouro de Santa Catarina.

 

Foram oferecidas castanhas assadas a todas as crianças da EB1/JI Padre Abel Varzim e EB1/ JI das Gaivotas, aos jovens do Projeto Intervir e aos idosos do Projeto de Envelhecimento Activo e Saudável (PEAS).

Contou com a presença da Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como da Vogal Carla Almeida, que não quiseram perder esta animada festa do Magusto na Freguesia da Misericórdia!

EXPOSIÇÃO COLETIVA DE TRABALHOS EM FOTOGRAFIA E PINTURA E ENTREGA DE PRÉMIOS

Os Membros do Executivo da Junta de Freguesia da Misericórdia Luísa Rodrigues e Alberto Bento estiveram presentes no dia 8 de novembro, no Espaço Cultural Mercês, para a Inauguração da Exposição Coletiva dos Trabalhos em Fotografia e Pintura Misericórdia 2019.

No evento foram entregues os 3 primeiros prémios como as 3 Menções Honrosas aos trabalhos selecionados pelo júri da II Edição do Concurso de Fotografia da Misericórdia, sendo os premiados:

1º Prémio – “Quatro pares de sapatos” – Praça Luís de Camões – Paula Vibert;

2º Prémio – “A minha caravela…” – Praça Luís de Camões – António Marciano;

3º Prémio – “Vida que passa” – Largo de S. Paulo – Carlos Ferreira.

 

Menções Honrosas:

- “Hora de Descontrair” – Jardim da Praça D. Luís – Nuno Salvador;

- “Adamastor” – Jardim do Alto de Sta. Catarina – Lithalles Soares;

- “Corrimãos” – Praça das Flores – Nuno Lopes. 

Nesta última edição de 2019, o n.º de participantes ultrapassou as expetativas sendo que para o ano de 2020, apostamos com novas edições onde a Freguesia da Misericórdia será retratada por um grande n.º de artistas!

“O AGOSTO DO DESASSOSSEGO”

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia, Carla Almeida, Luísa Rodrigues, Alberto Bento e Eunice Gonçalves, estiveram ontem presentes, dia 5 de novembro, no Salão Nobre da sede desta autarquia, para o lançamento do livro pela Editora Planeta “O AGOSTO DO DESASSOSSEGO”, de Pedro Boucherie Mendes.

O autor, Pedro Boucherie Mendes, é diretor dos canais temáticos da SIC. Licenciado em Comunicação Social, tem uma pós-graduação em Ciência Política. Entre outras coisas, foi crítico de música, fez rádio e na imprensa trabalhou no semanário O Independente, na Maxmen e fundou a FHM. Escreveu nas revistas Grande Reportagem e «NS’» (Diário de Notícias). Tem várias obras escritas desde o ano de 2011.

POR UMA FREGUESIA COM OBJETIVOS GLOBAIS +

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, presidiu hoje, dia 30 de outubro, no Espaço Santa Catarina, à apresentação pública do Projeto “Uma Freguesia Com Objetivos Globais +”, assim como estiveram presentes os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia, da Câmara Municipal de Lisboa, como representantes das associações de moradores e coletividades desta autarquia.

O projeto apresentado é o fruto do trabalho em parceria entre a Junta de Freguesia da Misericórdia e o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) e em que o aluno Gabriel Londe Medeiros, desenvolveu a sua tese de Mestrado com foco no desenvolvimento e em conjunto com esta autarquia, desenhou a previsão do seu plano de ação de forma a que a Freguesia da Misericórdia consiga atingir as metas propostas pelas Nações Unidas (ONU) da Agenda 2030.

"Alicerçado nos pilares principais que a vida da Freguesia atravessa, elaborou-se um trabalho de análise da mesma, criado sobre as ações, projetos e dinâmicas já desenvolvidas, e foi traçado um caminho com o objetivo primeiro de se chegar às metas propostas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que são o caminho para uma sociedade moderna e equilibrada, capaz de gerar emprego e riqueza, respeitando, em simultâneo, a natureza e os direitos humanos.

O nosso planeta enfrenta enormes desafios económicos, sociais e ambientais e os ODS sucedem aos Objetivos do Milénio (ODM), alargando os desafios que devem ser abordados para erradicar a pobreza e abarcar um vasto leque de tópicos interrelacionados, nas dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas."

IV TROFÉU INTERNACIONAL ARTES CÉNICAS FINALMENTE CLUB | NEY MATOGROSSO

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia estiveram presentes, no passado dia 27 de outubro, no Finalmente Club, para a cerimonia de entrega do IV Troféu Internacional de Artes Cénicas ao conceituado artista Ney Matogrosso.

Este Troféu nasceu em 2016, coincidindo com o 40.º aniversário do Finalmente Club, com o objetivo de enobrecer e distinguir a arte do transformismo com a atribuição de um galardão a uma figura nacional ou internacional que defenda os direitos humanos, a igualdade e em particular, da comunidade LGBTI+.

(fotografia gentilmente cedida por Pedro Almeida)

MURAL DO FADO | NOITE DE FADOS

No dia 25 de outubro, o Largo de Santo Antoninho no bairro da Bica foi palco para a cerimonia de homenagem a 120 personalidades do Fado de reconhecimento internacional bem como os fadistas dos nossos bairros típicos com a inauguração de um Mural do Fado, onde cada artista tem gravado o seu nome numa placa de cerâmica.

A prestar a sua homenagem, estiveram presentes a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia, Irene Lopes, Carla Almeida, Luísa Rodrigues, Alberto Bento, Duarte Nuno Vasconcellos e Eunice Gonçalves.

Após a cerimonia, os fadistas Lena Silva, Cátia Tinoco, Jéssica Crispim, Luís Morgado, Augusto Correia e Artur Maia, acompanhados à guitarra portuguesa por Tiago Santos e à viola por João Machado, atuaram para uma Noite de Fados inesquecível.

Carla Madeira, durante o seu discurso referenciou que “(…) o Fado tem uma importância enorme na Freguesia da Misericórdia e nem vivêssemos todos 100 anos, iríamos conseguir homenagear todos. Por causa disso, pensamos em criar um Mural, com o nome de todos os fadistas que passaram pela Freguesia. Aliás o mural está concebido de modo a que se possam acrescentar no futuro peças, que é uma forma muito simbólica que a Freguesia da Misericórdia tem de homenagear esses fadistas. (…) Foi Lisboa que propôs o Fado de Lisboa como património imaterial da Humanidade. (…)"

O Mural do Fado é uma obra da autoria do artista plástico Pedro Gomes e do arquiteto João Regal com produção da Galeria Ratton, e poderá ser replicada em outros locais da Freguesia como forma de dar continuidade e alargar esta importante homenagem.

PROJETO RADAR | APRESENTAÇÃO DA 3.ª E ÚLTIMA FASE

A Presidente da Junta de Freguesia da MisericórdiaCarla Madeira, esteve presente no dia 17 de outubro, nos Paços do Concelho, para a cerimónia de apresentação da 3.ª Fase do Projeto Radar.

Nesta 3.ª e última fase, ficam agora abrangidas a totalidade das freguesias de Lisboa com o objetivo comum de sinalizar, prevenir e reduzir a população com mais de 65 anos em situação de risco de isolamento e solidão, procurando desta forma, cuidar e dar a melhor resposta às suas necessidades.

Este é um projeto comunitário e pioneiro em Portugal que funciona em rede com várias entidades: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto da Segurança Social, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a Polícia Segurança Pública, as Juntas de Freguesia e a Rede Social de Lisboa.

MARCHAS DE LISBOA | ENTREGA DE PRÉMIOS 2019

A Presidente da Junta de Freguesia da MisericórdiaCarla Madeira, assim como os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia, Carla AlmeidaIrene Lopes e Duarte Nuno Vasconcellos estiverem ontem presentes, dia 15, nos Paços do Concelho, para a cerimónia de entrega dos prémios relativos à 87.ª Edição das Marchas Populares de Lisboa 2019.

Na ocasião foi ainda apresentado o tema para o ano de 2020, "Amália Rodrigues", uma homenagem da cidade no ano em que se celebra o centenário da diva do fado.
Foi lançado o desafio para que todos os materiais utilizados sejam ambientalmente sustentáveis, no âmbito que em 2020 Lisboa será Capital Verde da Europa.

Marcha do Bairro Alto recebeu o prémio de melhor letra 2019.

Parabéns Marcha da Bica e Marcha do Bairro Alto pelo vosso fantástico desempenho!
Estamos juntos para o próximo ano Rumo ao Pódio!

(📸Ricardo Monteiro)

IV EDIÇÃO DO PRÉMIO INSTITUTO DAS ARTES CÉNICAS | FINALMENTE CLUBE

O júri da IV edição do Prémio Instituto das Artes Cênicas Finalmente Clube decidiu distinguir este ano o artista/cantor/compositor brasileiro NEY Matogrosso.

A Presidente da Junta de Freguesia, Carla Madeira, convidada do júri, considera que a atribuição do prémio a Ney Matogrosso constitui o reconhecimento da obra e do génio deste artista singular da cultura brasileira e lusófona, bem como da sua personalidade enquanto símbolo da luta contra a discriminação.

Fotografia de José Marquina.

#BEACTIVE | SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO 2019

A Presidente da Junta de Freguesia da MisericórdiaCarla Madeira, assim como os membros do Executivo, Carla Almeida e Alberto Bento, marcaram a sua presença na Semana Europeia do Desporto 2019, #BEACTIVE, promovida pela Comissão Desportiva desta autarquia no Polidesportivo de Santa Catarina, que decorreu de 23 a 27 de setembro, para apoiar e incentivar a(o)s atletas, Mestres, Professores, Coordenadores e Monitores das modalidades desportivas apresentadas que foram o Ténis, Judo, Muay thai e Corfebol.

*A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a promover o desporto e a atividade física em toda a Europa e irá continuar a gerar novas atividades e a aproveitar das experiências positivas já existentes. O principal tema da campanha continua a ser #BeActive, que deverá incentivar cada um a estar ativo durante a «semana» mas também a permanecer ativo durante todo o ano.*
https://beactiveportugal.ipdj.pt/

Muitos Parabéns a todas e a todos e que continuem com o excelente trabalho!

Veja, sff, o álbum completo com o registos das fotografias através da ligação à página do Facebook desta autarquia Aqui

REVERSO – ENCONTRO DE AUTORES, ARTISTAS E EDITORES INDEPENDENTES

A Presidente da Junta de Freguesia da MisericórdiaCarla Madeira, assim como as Vogais, Carla Almeida e Luisa Rodrigues estiveram presentes, no passado dia 27 de setembro, na inauguração do novo Espaço Cossoul (Rua Nova da Piedade, n.º 66) para a 5.ª Edição Reverso.

De 26 a 28 de Setembro de 2019, a Cossoul voltou a organizar o REVERSO – ENCONTRO DE AUTORES, ARTISTAS E EDITORES INDEPENDENTES onde se promoveu o encontro e a partilha de projetos e ideias independentes e que contou com apresentações, mesas-redondas, debates, lançamentos de livros, concertos, leituras, performances, exposições, feira do livro e projeções de filmes.

QUANDO O RUÍDO ENTRA EM CASA OS RESIDENTES VÊEM-SE NA RUA

Estiveram ontem presentes, dia 25 de setembro, no Largo do Camões, para o lançamento da campanha de sensibilização e comunicação sobre o ruído noturno "Quando o Ruído entra em Casa os Residentes Vêem-se na Rua", pela Câmara Municipal de Lisboa, o Sr. Vereador Carlos Castro e a representar e como “anfitriã” da sessão de lançamento, a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como a Vogal Carla Almeida, os protagonistas da campanha, Catarina Marques, Kako Neves, Rute Marques, Catarina Teixeira , Maria da Conceição, Vígilia Lopes e Vítor Silva, e os representantes das associações de moradores e comerciantes do Bairro Alto e do Cais do Sodré.

Esta campanha foi uma proposta vencedora do Orçamento Participativo de Lisboa, apresentada pela associação de moradores “Aqui Mora Gente”, e que criou a plataforma para registo das queixas de ruído, a aplicação: naminharualx.cm-lisboa.pt/, já a funcionar e acessível a todas e a todos que queiram deixar a sua ocorrência.

A campanha, num apelo feito pelos próprios moradores da Freguesia da Misericórdia, é dirigida sobretudo aos clientes dos bares, restaurantes e alojamentos locais situados nos bairros históricos (Bairro Alto, Bica e Cais do Sodré) que, com maior oferta de diversão noturna, apela para a necessidade de respeitarem as leis do ruído e o direito dos moradores ao descanso.

Além de vários circuitos de "Mupis" e anúncios na imprensa, a campanha estará presente em copos, bases para copos e cartazes distribuídos pelos estabelecimentos comerciais, com versões em português e inglês.

Contou ainda este lançamento, com uma performance do Chapitô com os atores do Paula Sá e Flávio Gil, que procurou evidenciar os impactos negativos do ruído nos residentes nesta zona da cidade.

Veja, sff, o álbum completo com o registos das fotografias através da ligação à página do Facebook desta autarquia Aqui

25 ANOS DA EPI - ESCOLA PROFISSIONAL DE IMAGEM

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo desta autarquia estiveram ontem presentes, dia 25 de setembro, na Comemoração dos 25 anos da Epi - Escola Profissional de Imagem assim como na inauguração da exposição - 25 anos_Geração epi_.

Parabéns pela simbólica data e que venham mais 25!

DEBATE: BULLYING IMOBILIÁRIO

DEBATE: Bullying Imobiliário

A Presidente Carla Madeira participou ontem no debate sobre “Bullying Imobiliário” promovido pela Rádio Renascença.

A Presidente começou por referir que a anterior Lei do Arrendamento, (que entretanto foi alterada nesta legislatura), “trazia mecanismos novos que facilitavam o despejo das pessoas”, avançando alguns exemplos concretos dessa prática.

Carla Madeira destacou o facto de a Câmara de Lisboa estar a colocar limites ao alojamento local.

A Presidente salientou, ainda, que o novo quadro legislativo “deu muito trabalho a conquistar” e foi preciso existir uma nova maioria parlamentar para criar legislação que promove o direito à habitação.

IV EDIÇÃO ON STAGE LISBOA 2019

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira,  assim como os Membros do Executivo estiveram presentes para a IV Edição do On STAGE em Lisboa, um festival internacional que reúne coros de 10 nações e onde, diversas apresentações decorreram, pelo terceiro ano consecutivo, na Freguesia da Misericórdia.

​De 13 a 15 de setembro, a população pode assistir a cinco Concertos nas Igrejas de Santa Catarina, Mercês e S. Paulo, a um Singing Tour e ainda foi realizado um Workshop no Liceu Passos Manuel.

 

Numa parceria de sucesso, este evento é organizado pela INTERKULTUR, a principal organizadora mundial de competições e festivais de Coros, em cooperação com o Vox Laci e a Junta de Freguesia da Misericórdia.

 

Para o ano que vem, há mais!

Veja, sff, o álbum completo com o registos das fotografias do dia de encerramento através da ligação à página do Facebook desta autarquia Aqui

PRAIA CAMPO SÉNIOR | EDIÇÃO 2019

​De 2 a 13 de setembro de 2019, decorreu mais uma Edição da Praia Campo Sénior da Freguesia da Misericórdia, onde o programa de atividades foi, uma vez mais, bastante diversificado, abrangendo as áreas lúdico-culturais, envolvendo esta população em diversas iniciativas animadas e recreativas proporcionando desta forma, a ocupação dos tempos livres em ações de convívio, lazer e confraternização.

 

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, a Presidente da Assembleia de Freguesia, Irene Lopes, e os Membros do Executivo Carla Almeida e Alberto Bento, estiveram presentes no último dia da Edição 2019 da Praia Campo Sénior da Freguesia da Misericórdia, onde foram recebidos com uma forte salva de palmas como uma enorme manifestação de carinho e apoio, quer na sua chegada como no discurso que Carla Madeira proferiu, durante o período do almoço.

A Edição deste ano caracterizou-se com um grande número de inscritos e onde as manifestações de apreço à programação foram muitas e com exclamações de tristeza pelo término a 13 de setembro.

Mas a promessa foi feita e para o ano que vem, a fasquia será elevada!

Porque juntos, trabalhamos Mais e Melhor!

A Junta de Freguesia da Misericórdia vem agradecer a presença a todos os Seniores, que contribuíram para que esta Edição da Praia Campo tenha sido uma Edição de Sucesso, como agradece a todos os técnicos, coordenadores e monitores pelo incansável apoio e dedicação nestas duas semanas de trabalho.

Veja, sff, o álbum completo com o registo das fotografias do dia de encerramento através da ligação à página do Facebook desta autarquia Aqui

A lei que pune com coimas atirar beatas para a via entra em vigor amanhã

A lei que pune com coimas entre 25 a 250 euros a quem atirar beatas para a via pública entra em vigor amanhã e prevê um período transitório de um ano paras as entidades se adaptarem à disponibilização de cinzeiros.

De acordo com a lei publicada hoje a partir de amanhã as pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros contendo produtos de tabaco serão equiparadas a resíduos sólidos urbanos.

Consulte aqui a publicação no Diário da República

PARABÉNS, LISBOA CLUBE RIO DE JANEIRO!

A Presidente da Junta de Freguesia da MisericórdiaCarla Madeira, assim como os Membros do Executivo Luisa Rodrigues e Domingos Alvarez, estiveram presentes no passado dia 1 de agosto para celebrar os 91 anos da Coletividade Lisboa Clube Rio de Janeiro.

Numa tarde emotiva onde inúmeras pessoas não quiseram faltar a esta festa de aniversário, Vitor Silva, atual Diretor e Presidente do Lisboa Clube, dedicou no seu discurso, belas palavras de agradecimento aos sócios, amigos, simpatizantes e instituições parceiras como, à Presidente Carla Madeira, onde reforçou os laços de grande amizade e parceria que unem esta Coletividade a esta Autarquia.

Uma vez mais, Parabéns LCRJ!!

 

FÉRIAS PRAIA CAMPO DA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, a Presidente da Assembleia de Freguesia da Misericórdia, Irene Lopes e a Vogal, Carla Almeida, entregaram os Certificados de Mérito pela participação da Iniciativa Praia Campo-Edições  Sempre a Mexer, Sunset e Férias Infantis CAF/AAAF 2019, a todos aos coordenadores, monitores e animadores que, com o seu desempenho, dedicação e carinho, providenciam a todas as crianças e jovens da Freguesia da Misericórdia, momentos a guardar para toda as suas vidas.

 

Muito obrigada a todos!

Que continuem a ser as pessoas extraordinárias que contribuem diariamente, para o enorme sucesso desta iniciativa!

 

SARAU DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES LÚDICO-DESPORTIVAS DA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA

Decorreu no passado dia 5 de julho, no Complexo Polidesportivo de Santa Catarina, o Sarau de Encerramento das Atividades Lúdico-Desportivas da Freguesia da Misericórdia. 
Quem não faltou a esta grande festa do desporto da Freguesia da Misericórdia, veio assistir e prestar o seu apoio e incentivo com a entrega dos troféus aos professores das modalidades representadas, foram a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, as Vogais Carla Almeida e Luísa Rodrigues assim como os Membros do Executivo, Alberto Bento e Domingos Alvarez.

Foram apresentadas neste Sarau, as modalidades de Viola, Ballet, Ginástica Sénior, Danças Criativas, Judo e Muay Thai sendo que no final e para encerrar com chave de ouro, foi oferecido a todos, participantes e quem foi apoiar, um lanche de confraternização.

As práticas desportivas e as actividades físicas como actividades de ocupação de tempos livres e de lazer, têm uma relevância de destaque na vida de todas as pessoas, independentemente a sua faixa etária, sendo que são desenvolvidas e promovidas ativamente à sua população pela Junta de Freguesia da Misericórdia.
Nesse sentido, a Junta de Freguesia da Misericórdia vem prestar os maiores agradecimentos a todas(os) professores, mestres, instrutores, conselheiros, monitores, alunos como e ainda, os encarregados de educação, pelo árduo trabalho desenvolvido e a enorme dedicação que tiveram ao longo do ano.

Muitos Parabéns a Todos como à excelente organização, da equipe técnica do Desporto da Misericórdia, e esperamos por este grande encontro desportivo para o ano que vem!

Veja, por favor, o álbum de fotografias Aqui.

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO COLETIVA "ESTOUTRO" NO ESPAÇO CULTURAL MERCÊS

Estiveram ontem presentes, dia 3 de julho, no Espaço Cultural Mercês, o Presidente de Centro de Reflexão Cristã, Dr. José Leitão, a Vogal do Alto Comissariado das Migrações, Exma. Sr.ª Drª Romualda Fernandes, a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, e também Eunice Gonçalves, Membro da Assembleia de Freguesia da Misericórdia, entre outros ilustres convidados, para a inauguração da Exposição Coletiva “Estoutro”, organizada pela Profª. Inês Espada Vieira, com vista a assinalar o Dia Mundial do Refugiado.

Esta Exposição Coletiva reúne obras de 12 artistas plásticos portugueses cuja temática debruça-se sobre um drama global que continua a marcar a atualidade, e que inclui testemunhos na primeira pessoa de quem já foi ilegal ou trabalhou em campos de acolhimento.
A Exposição conta ainda com dois momentos distintos em cada uma das salas do ECM.

Está patente ao público até ao dia 10 de julho, no horário de 2.ª a 6.ª feira das 14h00 às 20h00, sendo a sua entrada livre.

Comissariado da Exposição por Inês Espada Vieira, Francisca Gigante e Beatriz Coelho e conta com o apoio de diversas organizações, tais como, a Obra Portuguesa Católica das Migrações e o Serviço Jesuíta aos Refugiados – JRS, o Centro de Reflexão Cristã, o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, o Comité Olímpico Português e a Junta de Freguesia da Misericórdia.

MENÇÃO HONROSA AO G. D. ZIP ZIP

A Presidente da Junta de Freguesia da MisericórdiaCarla Madeira, no dia 30 de junho, entregou à direção da coletividade G. D. Zip Zip, uma Menção Honrosa pela sua vitória na modalidade de Futsal nas finais do 3.º Torneio Futsal Cidade Lisboa.

Com este simbólico gesto, pretendeu-se homenagear e prestigiar o merecido 1.º lugar depois de alguns meses de muito trabalho, dedicação e esforço que determinou o G. D. Zip Zip vencedor da Taça da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa (ACCL) e da Taça CML.

 

Relembra-se as classificações finais que foram as seguintes:
TAÇA ACCL: 1º, Clube Desportivo Zip Zip; 2.º, Futebol Clube Recreativo do Rossão; 3º, Casa do Concelho de Castro Daire; 4.º, Bairro de São João
TAÇA CML: 1º, Oriental Recreativo Clube; 2.º, Grupo Desportivo Da Mouraria; 3.º, Casa do Concelho de Gouveia; 4.º, Grupo Desportivo Da Mouraria

Muitos Parabéns Zip Zip!!! Um orgulho imenso para a Freguesia da Misericórdia!

A Junta de Freguesia da Misericórdia vem ainda dar os parabéns a toda equipa Desportiva da JFM pelo seu empenho, dedicação e trabalho incansável que ajudou na realização deste importante Torneio da cidade de Lisboa!

3.ª EDIÇÃO FOLK MISERICÓRDIA

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo, Alberto Bento e Domingos Alvarez, estiveram presentes no dia 30 de junho, para assistir ao espetáculo de encerramento da 3.ª Edição Folk Misericórdia, que teve lugar no Miradouro de S. Pedro de Alcântara, e que contou com uma plateia cheia numa tarde rica em tradição, costumes e cultura portuguesa.

As festividades deram início com o Desfile Etnográfico, seguindo-se da Sessão Solene de Agradecimento e por fim, a Apresentação dos cinco Ranchos e Grupos Folclóricos, nomeadamente, o Grupo Folclórico de Torre de Bera (Coimbra), o Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Abitureiras (Santarém), o Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva de Mindelo (Vila do Conde), o Rancho Folclórico “Os Camponeses de Canado” (Alenquer), e o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa (Arganil).

Voltamo-nos a encontrar no ano que vem!

Uma organização da Junta de Freguesia da Misericórdia e o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa.

TORNEIO INFANTIL FUTSAL "BAIRRO ALTO NOVA GERAÇÃO 2019"

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo, Alberto Bento e Domingos Alvarez, estiveram no dia 30 de junho, no Polivalente de Santa Catarina, a apoiar e incentivar os jovens atletas que participaram no VIIº Torneio Infantil Futsal "Bairro Alto Nova Geração" 2019.

Foi uma manhã repleta de saudável “fair play” onde todos foram campeões!

Parabéns a todos os jogadores, treinadores e coordenadores como à equipa técnica desportiva da Junta de Freguesia da Misericórdia e do Lisboa Clube Rio de Janeiro!

23.ª EDIÇÃO DO ARRAIAL LISBOA PRIDE

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, esteve presente na 23.ª Edição do Arraial Lisboa Pride, que teve lugar no Terreiro do Paço no passado dia 22 de junho.

Nesta Edição de 2019 comparecerem milhares de pessoas, a celebrar a diversidade, inclusão e a igualdade, para uma cidade e um mundo com mais tolerância e respeito pelos direitos.

 

O Arraial Lisboa Pride é o maior evento LGBTI em Portugal desde o ano de 1997.

Integrando a programação das Festas de Lisboa, que se realizam no mês de junho, é organizado pela Associação ILGA Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC, a Junta de Freguesia da Misericórdia e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Fotografia gentilmente cedida por Américo Simas | Câmara Municipal de Lisboa

PASSAEIO SÉNIOR A ALCOBAÇA E RIO MAIOR

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, assim como os Membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia da Misericórdia, estiveram presentes no dia 20 de junho, em mais uma edição do Passeio Sénior da Junta de Freguesia da Misericórdia, que este ano, levou cerca de 420 participantes rumo até Alcobaça e Rio Maior.

O elevado n.º de participantes mostra que a população mais madura da Freguesia da Misericórdia continua a responder afirmativamente e com entusiasmo, às iniciativas propostas, de forma a que possam sair da sua rotina diária como a de desfrutar de momentos de convívio, animação e reencontros entre amigos.

Uma vez mais foi um sucesso comprovado este dia tão bem passado e divertido, com a visita aos vários monumentos e outros pontos de interesse seguido do almoço e claro está, o tão esperado bailarico com o desfile da Marcha Sénior da Freguesia da Misericórdia!

Veja sff, o álbum completo Aqui.

MARCHAS DA MISERICÓRDIA DESFILAM NA PRAÇA DO CAMÕES

A Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, e os Membros do Executivo e de Assembleia de Freguesia da Misericórdia estiveram ontem, dia 19 de junho, a assistir orgulhosamente à Apresentação das Marchas da Misericórdia na Praça Luís de Camões.

Centenas de pessoas não quiserem perder esta tradicional e emblemática noite de festa da Freguesia da Misericórdia, onde o bairrismo e cultura das nossas gentes estiveram presentes com muita cor, música, garra e animação, na exibição dos desfiles das Marchas da Bica, do Bairro Alto, da Marcha Sénior da Misericórdia, Infantil da Misericórdia e ainda a Marcha Infantil do Bairro Alto.

Carla Madeira ofereceu ainda uma lembrança simbólica aos representantes de cada Marcha da Misericórdia, para expressar não só a gratidão e orgulho que a Junta de Freguesia da Misericórdia sente por tod@s como ainda para incentivar à preparação das Marchas de 2020.

Parabéns pelo árduo trabalho de tod@s @s envolvid@s, que foram muit@s, e que 2020 seja tão maravilhoso como foi este ano!

Muito obrigad@ por fazerem da Freguesia da Misericórdia uma Freguesia cheia de alma, garra e paixão, o cunho que a caracteriza!

BAILE FINALISTAS ESCOLA JARDIM INFANCIA GAIVOTAS

A Presidente da