UNIVERSIDADE SÉNIOR

A Universidade Sénior Unisaber é um projeto autónomo, com vinculação protocolar à Junta de Freguesia da Misericórdia. Visa ser um polo de ensino e aprendizagem não formal, no contexto da formação ao longo da vida, complementado com atividades culturais e recreativas.

Tem como principal missão promover a qualidade do envelhecimento da população sénior de Lisboa, em particular da Freguesia da Misericórdia, constituindo uma resposta socioeducativa às necessidades de indivíduos a partir dos 50 anos.

Os seus principais objetivos são o fomento do enriquecimento intelectual e cultural, através da atualização e partilha de conhecimentos e saberes; o desenvolvimento de atividades socioculturais que promovam o aumento da autoestima, numa perspetiva de inclusão, participação social e comunitária e como contributo para a prevenção do isolamento social e da solidão; a divulgação e a preservação da nossa História e tradições; a promoção do voluntariado na e para a comunidade.

A USU oferece em cada ano letivo um conjunto variável de disciplinas teóricas e práticas, de que são exemplo as disciplinas de Informática, História de Lisboa, Yoga, Oficina de Teatro, Direito e Cidadania, Desenho e Aguarela, Música e Canto, Curiosidades da Ciência e Inglês.

Integradas no Plano Anual, a USU organiza atividades extracurriculares diversificadas como visitas culturais a museus e exposições, passeios, tertúlias temáticas com periodicidade mensal, workshops, palestras e dinâmicas de grupo.

As aulas funcionam de segunda a sexta-feira das 10h00 às 17h00, na Delegação de São Marçal da Junta de Freguesia da Misericórdia.

Contactos:

E-mail: usenior.unisaber@gmail.com