ZERO DESPERDÍCIO

O movimento Zero Desperdício, levado a cabo pela Associação “DariAcordar”, foi criado como forma de evitar o desperdício alimentar, promovendo uma alimentação sustentável com o reaproveitamento integral de sobras alimentares, fazendo-as chegar a pessoas que deles necessitam. Para tal, a associação conta hoje com o apoio de inúmeras instituições, associações e organizações.

A Junta de Freguesia da Misericórdia uniu-se a este projeto pretendendo ajudar os Fregueses que, em um determinado momento da sua vida, necessitam de um apoio excecional para suprir algumas das suas necessidades.

Na Freguesia da Misericórdia o projeto começou a ganhar forma através de uma parceria entre o Lisboa Clube Rio de Janeiro e as antigas Juntas de Freguesias de Santa Catarina e da Encarnação, em Julho de 2012. No entanto, o Lisboa Clube Rio de Janeiro efetuava já um apoio similar anteriormente, entregando refeições confecionadas à comunidade mais carenciada.

Com a restruturação da Freguesia, este projeto foi alargado a mais entidades, tais como o Centro Social e Paroquial de S. Paulo e os projetos +Skills e Intervir, com o objetivo de servir uma franja mais alargada da população.

Atualmente, o projeto conta com seis entidades doadoras de alimentos e serve uma população alvo geral de cerca de 100 pessoas.