



Construída em 1675, a ‘Bica dos Olhos’ está situada num vão de um edifício localizado na Rua da Boavista (junto ao n.º 32), anteriormente designada por Rua Direita da Boa Vista da Bica dos Olhos. A sua designação surge das então alegadas propriedades curativas da sua água no tratamento das doenças oftalmológicas.
A estrutura deste monumento arquitetónico de inspiração barroca, foi recuperada pela Junta de Freguesia da Misericórdia, com a fiscalização da Direção-Geral do Património Cultural, e a sua reativação agora concluída, está inserida no Plano de Reabilitação dos Caminhos da Água que a Junta de Freguesia tem em curso.
A água que agora corre na Bica dos Olhos não tem qualidades medicinais, mas pode e deve saciar a sede dos que se cruzam com este chafariz. Para isso, apelamos à boa utilização deste espaço agora recuperado.
A Junta de Freguesia da Misericórdia, com a recuperação deste importante património dos caminhos da água, composto por bicas e chafarizes, já reabilitou as Bicas de Pedra do Alto do Longo, da Calçada Salvador Correia de Sá e no Largo de Santo Antoninho.
Foram também restaurados o Chafariz da Glória, a cascata/fonte do Miradouro de São Pedro de Alcântara, a fonte da Praça das Flores, reativado o Chafariz do Monte Olivete, o Chafariz da Praça de São Paulo e concluídas as ligações de água e esgoto para uma futura ativação da Fonte da Rua Fresca.
Em curso, e depois da aprovação por parte da Direção-Geral do Património Cultural, estão as obras de restauro e reativação do Chafariz do Século.
A Junta de Freguesia, ciente da importância deste património cultural, continuará a preservar a história e a memória do seu território e de muitos dos seus habitantes.