A ‘Zero Desperdício’ surge de um movimento de cidadania no ano de 2011, quando em plena crise económica e social se assistia ao desperdício de enormes quantidades de alimentos em fim-de-vida. O objetivo foi o reaproveitamento integral destes excedentes alimentares, fazendo-os chegar a pessoas que deles necessitam.
Genericamente, o seu modelo operacional contribui de forma significativa para que as entidades de setores do comércio como o retalho, a restauração e similares transformem as suas formas de negócio, sustentadas numa gestão linear para uma economia circular e colaborativa. A Junta de Freguesia de Misericórdia uniu-se a este projeto, procurando apoiar os fregueses que num determinado momento da sua vida, necessitam de uma ajuda excecional para suprir algumas das suas necessidades básicas.
Na Freguesia da Misericórdia o ‘Zero Desperdício’ começou a ganhar forma em julho de 2012, através de uma parceria entre o Lisboa Clube Rio de Janeiro e as antigas Juntas de Freguesias de Santa Catarina e da Encarnação. Anteriormente, o Lisboa Clube Rio de Janeiro efetuava já um apoio similar, entregando refeições confecionadas à comunidade mais carenciada.
Com a restruturação da Freguesia, este projeto foi alargado e passou a contar com a colaboração de diversas entidades e estabelecimentos comerciais que foram aderindo (esporadicamente ou regularmente), permitindo fazer face diariamente às necessidades alimentares de quem se encontra em situação de vulnerabilidade/carência. Mais recentemente passamos também a colaborar com a ReFood, o que tem permitido uma melhor rentabilização dos recursos, evitando eventuais duplicações de apoios.