

As doenças cardiovasculares constituem um dos problemas de saúde mais graves. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Emergência Médica, a maioria das mortes evitáveis está associada à doença coronária e ocorre fora dos hospitais.
A fibrilhação ventricular é a causa mais frequente da paragem cardiorrespiratória, e o seu único tratamento eficaz é a desfibrilhação elétrica, aumentando significativamente a possibilidade de sobrevivência da vítima.
Proporcionando uma maior proximidade e prontidão na resposta em situação de fibrilhação ventricular, a Junta de Freguesia da Misericórdia iniciou a implementação de equipamentos, que farão parte de uma rede de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) no território da freguesia, que está disponível 24 horas por dia e é acessível a qualquer pessoa.
De acordo com o acordo estabelecido pela Junta de Freguesia com a Ocean Medical, esta rede de equipamentos será gradualmente aumentada, e incluiu o processo de formação de operacionais DAE ou socorristas alocados a cada cabine, que se realizou na sede da Junta de Freguesia.
O primeiro equipamento instalado (cabine DAE) e devidamente assinalado, situa-se na Praça Luís de Camões e aguarda aprovação final por parte do INEM.