


Decorreu hoje no Fórum Lisboa a 4.ª Assembleia das Crianças de Lisboa, uma iniciativa da Assembleia Municipal em parceria com as Juntas de Freguesia.
Nesta iniciativa, que tem como objetivo promover a participação cívica das crianças na vida da cidade, o acesso a oportunidades de aprendizagem e de participação política, intervieram Matilde Magrinho e Rodrigo Gonçalves, voltando a chamar à atenção da Assembleia e do executivo camarário para as questões que têm sido colocadas e ainda sem resolução aparente, particularmente a higiene urbana, cuja insuficiente recolha de resíduos afeta as condições de vida dos moradores da Misericórdia.
Outro tema abordado pelos mais novos representantes da Misericórdia, relaciona-se com a questão do direito à habitação e os elevados preços praticados no arrendamento, que têm levado muitos moradores a procurar outro local para viver.
Parafraseando Matilde Magrinho, é preciso dar mais valor às crianças, ou ouvi-las com mais atenção.
Esta reunião foi a quarta e última referente ao mandato de 2022/23 de Matilde Magrinho e Rodrigo Gonçalves (efetivos) e Rafael Silva e Francisca Prata (Suplentes), eleitos representantes das crianças da freguesia em maio de 2022.
Para o ano e para o mandato de 2024/2025, decorrerão novas eleições para eleger os representantes das escolas da Misericórdia nas Assembleias das Freguesias, e destas na Assembleia das Crianças de Lisboa.