O frio que se sentia ao início da noite de quarta-feira convidava ao calor da Marcha do Bairro Alto, neste ensaio aberto ao estilo de um exame geral, realizado no Polivalente de Santa Catarina.
Após a afixação de uma ilustração retratando o saudoso Luís Aleluia, coube à dedicada classe de ginástica e dança do Lisboa Clube Rio de Janeiro dar início aos desfiles que também trouxeram ao relvado do Polivalente, os promissores ‘Altinhos’, que arrancaram merecidos aplausos da plateia. Depois foi a vez da Marcha Sénior da Junta de Freguesia da Misericórdia que, com a ajuda do ‘Cavalinho’ da Marcha do Bairro Alto, mostrou que a idade não é impedimento para dar a passada certa e marchar com determinação e alegria.
Dino, ensaiador da Marcha do Bairro Alto, falou do tema ‘A luz do meu Bairro’, onde “os homens são os vaga-lume que acendiam os candeeiros, mas mais do que a luz dos candeeiros, a luz que ilumina o bairro são as pessoas e as pessoas estão a desaparecer dos bairros, estão a ser mandadas embora”.
No ensaio, a poucos dias do primeiro grande teste no pavilhão Arena, os marchantes trouxeram-nos a sua magia, foram bravos e prometeram levar ainda mais alto o nome do Bairro Alto, por que “este meu bairro nasceu com garra no desfilar, é Bairro Alto de corpo e alma, sempre a cantar”.
Dirigindo-se à numerosa plateia, Carla Madeira, presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, falou do Bairro Alto e dos que ali vivem apesar de tanto constrangimento e da especulação imobiliária, que continua a tirar gente para outras freguesias e para outras cidades.
A presidente da Junta de Freguesia agradeceu a dedicação dos marchantes, dos dirigentes e de todos os que dão vida à Marcha, sem esquecer os ‘Os Altinhos’, a garantia de um futuro promissor para a Marcha do Bairro Alto.
Neste ensaio aberto, que também contou com a presença de Carla Almeida e Luísa Rodrigues, vogais do executivo da Junta de Freguesia, do padre Jorge Anselmo e de tantos outros amigos da Marcha, as palmas e vivas à Marcha ouviram-se fora de portas, dando mais luz ao Bairro Alto.
O Bairro Alto é lindo e hoje o ensaio foi exemplo disso. Somos todos Misericórdia e vivam as gentes do Bairro Alto.