Na Rua de O Século, em frente ao Palácio Pombal, numa vistosa praça desenhada para o enquadrar, ergue-se o Chafariz da Rua de O Século, outrora Chafariz da Rua Formosa que em fevereiro do corrente ano, a Junta de Freguesia encetou os trabalhos de requalificação.
No final da tarde desta sexta-feira e inserido nas comemorações do 10.º aniversário da freguesia, moradores, autarcas das antigas freguesias que hoje compõem a Misericórdia, membros do Executivo da Junta e da Assembleia de Freguesia partilharam este renovado e acolhedor espaço, que agora pode ser usufruído na sua plenitude por todos.
O momento foi assinalado com a atuação do grupo de viola da Junta de Freguesia e com a projeção do documentário ‘Bem-vindos ao Meu Bairro’, uma fiel reprodução de sentimentos, que alimentam o nosso afeto pela freguesia que partilhamos.
Numa breve intervenção, Carla Madeira, presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, referiu “a importância de celebrar este aniversário neste Largo, que depois de uma primeira reabilitação foi ocupado por estaleiros de obras que o desconfiguraram, e após um longo e difícil percurso, conseguimos voltar a recuperá-lo para poder devolvê-lo à população”.
“Com a devolução deste Largo à população, concluímos a recuperação de todos os Chafarizes, Bicas e Lagos da Misericórdia, obras que mesmo não sendo da competência da Junta de Freguesia, foi um compromisso que assumimos e que agora celebramos”.
Carla Madeira, relembrou ainda que “a comemoração do aniversário da freguesia é também a celebração dos dez anos da Reforma Administrativa de Lisboa, uma reforma importante que também possibilitou às freguesias da cidade, serem dotadas de mais e melhores condições para intervir na defesa da qualidade de vida dos seus moradores. A intervenção que fizemos neste Largo é exemplo disso mesmo”.
A terminar, Carla Madeira saudou todos os que contribuíram e contribuem para fazer mais e melhor freguesia, particularmente a população da Misericórdia, os incansáveis autarcas das antigas freguesias da Encarnação, Mercês, Santa Catarina e São Paulo, os trabalhadores da Junta de Freguesia, os parceiros institucionais e os que trabalham na Misericórdia.
A comemoração do 10.º aniversário terminou com o habitual ‘Parabéns à Freguesia’, a que se seguiu a partilha do bolo de aniversário com um brinde por um futuro cada vez melhor, para todos os que escolheram a Misericórdia, o local para viver ou trabalhar.
As obras que agora terminaram incluíram a reabilitação do pavimento do Largo, numa intervenção executada pela Junta de Freguesia da Misericórdia e financiada pela CML, ao abrigo de um Contrato de Delegação de Competências, e os importantes trabalhos de restauração do Chafariz, numa Intervenção exclusivamente financiada e executada pela Junta de Freguesia da Misericórdia.
Nas caldeiras do Largo, foram simultaneamente plantadas espécies arbóreas, que em breve vão dar ainda mais vida e este espaço.
Ciente da importância deste importante património cultural da nossa freguesia e da cidade, a Junta de Freguesia apela à boa utilização deste nobre espaço e continuará a preservar a história e a memória do seu território e de muitos dos seus habitantes.