Após ter tomado conhecimento da intenção da Câmara Municipal de alojar a companhia de teatro Artistas Unidos, no antigo Edifício de “A Capital”, no Bairro Alto, a Junta de Freguesia da Misericórdia, representada por Carla Madeira, promoveu um encontro com a direção da Artistas Unidos.
Na sequência desse encontro, onde a presidente da Junta de Freguesia expressou a total solidariedade para com a companhia de teatro, remeteu à Câmara Municipal de Lisboa a sugestão de utilização do Palácio Pombal, na rua de O Século, e propriedade do município.
Trata-se de um edifício em evidente melhor estado de conservação e que carece de obras de menor vulto, do que o antigo imóvel da “A Capital”, um edifício em avançado estado de degradação e sugerido pela CML, para alojar a referida companhia de teatro.
Esta solução, para além de mais célere, viabiliza a continuidade do trabalho desta importante companhia de teatro portuguesa, responsável por mais de uma centena de produções artísticas.
Esta proposta corresponde à sugestão da Junta de Freguesia em criar no Palácio Pombal um polo cultural e de adquirir o restante edificado do palácio ao Estado (onde estava a Escola Superior de Dança) para construção da nova Escola Básica, construindo um importante polo educativo e cultural para usufruto da população.