Numa sala onde se anunciou a sorte de muitos, juntaram-se no final da tarde de segunda-feira, moradores, comerciantes, representantes de associações e convidados para ouvir dizer que a ‘sorte grande’ não lhes tinha saído.
Por outras palavras, o Projeto de Requalificação do Espaço Público do Bairro Alto, aprovado e apresentado pela Câmara Municipal de Lisboa no ano de 2021, voltou a ser mostrado, desta vez numa sessão liderada pelo vereador Ângelo Pereira.
Neste evento dirigido por Helena Caria, diretora municipal, e onde a proposta de requalificação foi comentada pela arq. Tereza Nunes da Ponte e pelos responsáveis pelos serviços da CML envolvidos no projeto, ouviram-se sugestões e críticas ao documento apresentado e muitas referências aos problemas com que moradores e alguns comerciantes se deparam no dia a dia.
Aos presentes, a novidade chegou 3 anos e dois meses depois da aprovação do projeto de requalificação do Bairro Alto, com a apresentação de um cronograma, onde a CML aponta para o ano de 2026/2027, o lançamento do concurso e início da requalificação do Bairro Alto, depois de uma intervenção piloto, a realizar na Travessa da Queimada, com o lançamento do concurso e o início da obra, previsto para 2025/2026.
Numa breve intervenção, Carla Madeira presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, relembrou que a necessária e urgente intervenção no Bairro Alto resolve parte de um problema, enquanto outros continuam por resolver, como a falta de cumprimento dos regulamentos municipais que põe em causa o direito ao descanso dos moradores, a sua segurança, a viabilidade do comércio de qualidade e a degradação do espaço público. A presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia recordou também a importante concretização do Projeto ZER, que promoverá a normalização da mobilidade na Rua de S. Pedro de Alcântara.
No encerramento da sessão, o vereador Ângelo Pereira prometeu a realização de encontros trimestrais dos serviços da CML com moradores e comerciantes, para abordar questões relacionadas com o projeto de requalificação do Bairro Alto.