Realizou-se na manhã desta quarta-feira, na sede da ACEBA-Associação de Comerciantes e Empresários do Bairro Alto, um encontro para abordar o projeto de requalificação do Bairro Alto.
Nesta reunião, onde estiveram presentes, para além do presidente, membros da direção da ACEBA, do Município de Lisboa, representado pela vereadora Joana Batista, a presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Almeida, a Associação de Moradores ‘Somos Bairro Alto’, técnicos de três direções municipais da CML e respetivos responsáveis pelo projeto, foi discutida a ‘obra piloto’, prevista desde 2021 realizar-se na Travessa da Queimada, mas com início agora anunciado para o próximo dia 4 de maio de 2026.
No final do encontro, a vereadora Joana Batista sugeriu a realização de nova reunião de acompanhamento do processo, a realizar no mês de setembro, e por sugestão de Carla Almeida, presidente da Junta de Freguesia, deverão ser convidadas a PSP, a Polícia Municipal, a EMEL e as forças de bombeiros.
O Projeto de Requalificação do espaço público do Bairro Alto foi aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa em 23 de julho de 2021 e propunha redefinir os pavimentos, com o nivelamento das áreas de passeio e das faixas de rodagem, a redução da velocidade em todos os eixos de circulação, a criação de faixas de alargamento dos passeios, a plantação de árvores de pequeno porte e/ou de trepadeiras, a reorganização do estacionamento e introduzir infraestruturas técnicas, designadamente sumidouros ou caixas/calhas uniformes para a rede de iluminação pública e comunicações.
Consulte o Projeto em: https://www.jf-misericordia.pt/viver/mobilidade/projeto-requalificacao-bairro-alto-junho-2021


