















Encontro de Cantares do Ciclo Natalício, promovido pelo Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa em parceria com a Junta de Freguesia da Misericórdia, voltou a realizar-se após dois anos de interregno devido à pandemia.
Este evento, que conta já com seis edições, encheu hoje de música tradicional a Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Para além do Rancho anfitrião, atuaram ainda o Rancho Típico de Vila Nova, da freguesia de Cernache (Coimbra) e o Rancho da Associação Cultural e Etnográfica “Gentes de Almeirim” (Santarém). A Junta de Freguesia da Misericórdia esteve representada pela Vogal Carla Almeida, que deu as boas-vindas a todos e enalteceu todos os presentes por finalmente nos voltarmos a encontrar para celebrar as tradições populares desta época natalícia.
Portugal é um país rico em tradições populares, com tradições diferenciadas de comunidade para comunidade e os cantares do Ciclo Natalício são disso exemplo. São inúmeras as tradições Natalícias que existem no nosso país. No Norte e Centro, existe uma forte cultura Natalícia popular ligada à religião, com um número sem fim de cantares alusivos a Nossa Senhora, ao Menino Jesus e ao Seu nascimento, caracterizados pelo seu ritmo calmo e sereno, muitas vezes apenas cantado "à cappella". Já as tradições das Janeiras e/ou Reis são transversais a praticamente todo o país.